UEPB e Clube Campestre estudam parceria voltada a melhorar desempenho de atletas do vôlei
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST), Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), apresentou uma proposta ao Clube Campestre, de Campina Grande, que permitirá a preparação física, nutricional, psicológica e assistência fisioterapêutica dos atletas das equipes de voleibol para alto rendimento esportivo.
A ideia é celebrar um convênio que viabilize atividades da Instituição no Campestre. A parceria, que além da UEPB e Clube Campestre, envolve o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do esporte na Paraíba, em especial em Campina Grande, desde a formação dos atletas de base, nas categorias Infantil e Juvenil, bem como nas equipes adulto e master, que disputam torneios regionais, nacionais e internacionais, visando o aperfeiçoamento de atletas e profissionais da área, além da capacitação dos gestores dos clubes por meio de oficinas específicas para que estes participem da política de formação de atletas do CBC de forma democrática e transparente.
Coordenador de Esportes e Lazer da UEPB, professor Eugênio Moura reforça que o convênio objetiva oferecer a prática esportiva de qualidade, favorecendo a igualdade de oportunidades entre pessoas, buscando contribuir para a formação integral do cidadão e valores do esporte. A proposta é estimular atletas de diversas idades e ambos os sexos a um estilo de vida mais saudável, onde a preparação física, a nutrição e a preparação psicológica são os três pilares para se atingir o melhor desempenho para o esporte de alto desempenho, além da importância da assistência fisioterapêutica.
Uma vez oficializada a parceria, serão atendidos atletas na faixa etária de 11 a 21 anos de idade, adultos e máster, que tenham desempenho técnico com potencial competitivo no voleibol olímpico (quadra e de praia) e paralímpicos da Paraíba. O convênio, em fase de construção, foi articulado pelo pró-reitor de Extensão da UEPB, professor José Pereira da Silva; pela pró-reitora Estudantil, professora Núbia Martins; e pelo Coordenador de Esporte e Lazer, professor Eugênio Moura; bem como pela assistente técnico administrativo, Roseane Barros da Silva.
Professor Eugênio observa que as ações do convênio só serão realizadas após a pandemia da Covid-19, quando as atividades presenciais estiverem liberadas. O presidente do Clube Campestre, Alex Antônio Marcolino de Araújo, juntamente com a comissão técnica de voleibol do clube (Ricardo Silveira, Jorge Carvalho, Durmerval Gomes, Idebaldo Grisi e Jakennio Batista), acredita em uma significativa contribuição dos profissionais da UEPB para o sucesso deste projeto para o voleibol da Paraíba.
Texto: Severino Lopes