UEPB e Fapesq se reúnem e planejam publicação de editais de apoio à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação

20 de abril de 2023

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz, recebeu, no Gabinete da Reitoria, nesta quarta-feira (19), a visita do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), professor Rangel Junior. O encontro serviu para que ambas as instituições estreitassem suas relações no que diz respeito à publicação de editais de apoio à pesquisa, ciências, tecnologia e inovação.

De acordo com a professora Celia Regina, UEPB e Fapesq vem desenvolvendo um trabalho importante nos últimos anos, com a publicação de diversos editais que incentivam professores e pesquisadores da Universidade a continuarem suas pesquisas. Essa relação, segundo ela, deverá continuar para que a Universidade possa continuar participando de editais com recursos específicos, destinados a programas de bolsas para pesquisa, tecnologia e inovação.

Já o professor Rangel Junior falou do compromisso da Fapesq, juntamente a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), de apresentarem um calendário de editais. “Estamos construindo essa pauta em comum, buscando apresentar alternativas para duas novas modalidades de editais. Um de fluxo contínuo para custeio e atividade em laboratórios de pesquisas e também laboratórios em geral, que têm dificuldades muitas vezes em aquisição de insumos, ou outros serviços”, enfatizou. O outro edital seria voltado para manutenção de equipamentos dos laboratórios de pesquisa. A previsão é de que ambos sejam publicados ainda neste semestre.

Ainda de acordo com Rangel, estes novos editais repetirão no mínimo os recursos que foram destinados nos editas anteriores. “Haverá a manutenção do reajuste, especialmente nos valores das bolsas. Os valores das bolsas dos novos editais, sejam vinculadas à graduação, mestrado ou doutorado, serão compatíveis com os das bolsas federais”, acrescentou. Também participaram desta reunião o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Francisco Jaime Bezerra Mendonça Junior; e a pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa, Nadja Maria da Silva Oliveira; a coordenadora do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência, Paula Castro; e o chefe de Gabinete, professor Luciano Albino.

Texto: Com informações da Fapesq
Foto: Hipólito Lucena