UEPB e Governo do Estado celebram a formatura de 50 novos profissionais de TI do Projeto Limite do Visível
Uma celebração do resultado exitoso de uma política pública que possibilita a inclusão social e a transformação de vidas por meio da educação, a colação de grau do período letivo 2025.1 dos cursos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências de Dados da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), vinculados ao Projeto Limite do Visível, foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), no auditório do Centro de Formação de Educadores Professora Elisa Bezerra Mineiros, em João Pessoa. Na oportunidade, o coral da Secretaria de Estado da Administração (Sead) que executou clássicos da música nordestina.
A solenidade marca a formatura de 50 concluintes das turmas pioneiras desse Projeto que é desenvolvido desde 2023 pelo Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq).
Compuseram a mesa de honra do evento a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, professor Cláudio Furtado; a coordenadora geral do Projeto Limite do Visível, Elis Regina Neves Barreiro; o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Governo do Estado, professor Antônio Rangel Júnior; a pró-reitora de Graduação, professora Vagda Rocha; o diretor adjunto do CCBSA, professor Vancarder Brito; a coordenadora do Centro de Ciências e Tecnologia, professora Maria Isabelle Silva e o paraninfo das turmas concluintes, o professor de ADS, Jonas Fernandes da Silva.
Na oportunidade a coordenadora de gestão de monitoramento do Limite do Visível, Sâmea Damásio, apresentou um levantamento de dados sobre o Projeto Limite do Visível, o perfil dos discentes, as metas estabelecidas a curto e longo prazo e enfatizou a importância dessa política pública no enfrentamento a desafios educacionais, como a evasão, e na transformação de realidades a partir da educação.
Ao apresentar uma analogia com os termos técnicos dos cursos das turmas concluintes, a oradora Jossane Karine Oliveira Cardoso, que é estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacou a importância do apoio de professores, familiares e amigos para a conquista do grau acadêmico, relembrou alguns dos desafios vivenciados e enalteceu o papel de protagonismo que cada um deve assumir para inovar e impactar positivamente a sociedade. “Somos construtores de pontes entre o visível e o invisível, entre os dados e a vida real, entre os sonhos e a realidade. Cada linha de código que escrevemos, cada banco de dados que estruturamos foi mais que aprendizado técnico, foi a construção de nossa identidade como profissionais, cidadãos”, avalia.
O paraninfo, professor Jonas Fernandes aconselhou os formandos e formandas e destacou que é a alegria da turma de concluintes que evidencia o verdadeiro sentido da solenidade de Colação de Grau. “O software que não facilita a vida de alguém é inútil. O dado que não revela a realidade humana, é apenas ruído. Por isso a maior habilidade que vocês vão desenvolver está na capacidade de ouvir, de entender a necessidade do usuário, de ter empatia e se colocar no lugar do outro. Sejam brilhantes tecnicamente, isso é o que mercado exige. Mas sejam inesquecíveis por serem humanos, isso é o que o mundo precisa”, declara.
A reitora Célia Regina Diniz enalteceu a postura do Governo do Estado para a concepção e realização do Projeto Limite do Visível, e celebrou os resultados alcançados, “Enfatizo aqui a coragem do Governo do Estado, sobretudo da SECTIES, em investir num projeto tão ousado, pela visão estratégica e sensível de criação dessa iniciativa que a UEPB passou a contribuir com a realização, cumprindo nosso papel de oferecer educação pública, gratuita, de qualidade e que contribuir com a transformação social em nosso Estado”, celebra.
O secretário Cláudio Furtado ressaltou que o projeto Limite do Visível é inovador, um modelo único no Brasil. “Temos aqui um modelo de formação de recursos humanos altamente qualificados, voltado para estudantes da rede estadual de ensino, que tem alguns diferenciais. Primeiro, o PPC do curso, voltado para ADS e de ciência de dados, ele é voltado para responder problemas reais. Foi baseado em ações feitas junto a empresas para que a gente pudesse ter um curso de tecnólogo em computação que falasse a realidade do que você precisa no dia a dia”, explicou. “Hoje é um importante marco para a educação superior na Paraíba. Quando criamos o Limite do Visível idealizamos com essa nomenclatura porque queríamos associar a proposta ao limiar do que há de novidade, a ideia que queríamos estar à frente. E conseguimos visto que esse é um Programa único no Brasil”, comemora.
A professora Elis Regina agradeceu a todas as instituições envolvidas na realização do Projeto Limite do Visível e enalteceu a importância dos resultados alcançados por essa política pública. O professor Rangel Júnior ressaltou o papel do Governo do Estado e da Fapesq para enfrentar um projeto tão arrojado, e chamou a atenção para o fato de que a UEPB em sua trajetória tem enfrentado os diversos desafios apresentados pelos governos ao longo do tempo com competência. Na mesma direção, a professora Vagda Rocha evidenciou a importância da realização deste projeto, e destacou o papel da UEPB para formação de pessoas por todo o Estado, e lembrou que nesta cerimônia a Instituição encerra um ciclo de colações de grau que oferecem à sociedade 1.200 profissionais de diversas áreas.
Colaram grau representando os(as) demais concluintes o formando Felipe de Souza (Ciência de Dados) e Brendo Walsh (Análise e Desenvolvimento de Sistemas). A concluinte do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Geovana Andrade, foi a juramentista. A comissão responsável pela condução do paraninfo foi composta pelos concluintes Daniel Rodrigues (Ciência de Dados) e Maria Clara Carvalho (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.