UEPB e Governo do Estado celebram Colação de Grau de novos profissionais do Projeto Limite do Visível

UEPB e Governo do Estado celebram Colação de Grau de novos profissionais do Projeto Limite do Visível
18 de dezembro de 2025

A tarde desta quarta-feira (17) foi marcada por emoção, celebração e esperança durante a Colação de Grau do período 2025.2 das turmas dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Ciência de Dados (CD) do Projeto Limite do Visível, que é uma iniciativa Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). A solenidade aconteceu no Auditório do Centro de Formação de Educadores do Estado, em João Pessoa, reunindo formandos, familiares, docentes, gestores universitários e autoridades estaduais.

O evento contou com a presença da reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Celia Regina Diniz; da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), professor Cláudio Furtado; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), professor Antônio Guedes Rangel Junior; da gestora de programas especiais do Governo da Paraíba e gestora geral do Projeto Limite do Visível, Elis Barreiro; da pró-reitora adjunta de Graduação, professora Nícia Stellita Soares; da paraninfa das turmas concluintes, professora Jacqueline Echeverria Barrancos; da diretora adjunta do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), professora Maria Isabelle Silva; e da diretora do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), professora Brígida Lucena.

O momento do discurso do orador das turmas, o estudante de ADS, Fernando França, sintetizou o espírito da cerimônia. Em sua fala, o mesmo destacou a resiliência como palavra-chave da trajetória acadêmica dos formandos. “Sobrevivemos às madrugadas estudando, às incertezas do futuro e aos desafios pessoais. Seguimos porque acreditamos em nós mesmos, no conhecimento e no poder transformador da educação”, afirmou. Segundo ele, a passagem pela UEPB foi além da conquista de um diploma, representou uma mudança na forma de enxergar o mundo, marcada pela liberdade de pensar, questionar e resistir por meio do estudo.

Em seu discurso, a paraninfa Jacqueline Echeverria Barrancos falou da alegria e da grande responsabilidade de acompanhar os estudantes nessa caminhada. Destacou a esperança como fio condutor de sua fala, inspirada em palavras do Papa Francisco. Em tom emocionado, ressaltou a convivência como uma jornada de aprendizado mútuo, em que as aulas se transformaram em verdadeiros laboratórios de conhecimento. “Vocês aprenderam que o erro também ensina e que recomeçar é sinal de maturidade. Ensinar não é apenas transmitir conhecimento técnico, é caminhar junto e acreditar nas pessoas quando elas mesmas duvidarem de si”, destacou.

Em sua fala, a reitora Celia Regina Diniz definiu o momento como um dia de conquista, reafirmando o papel da UEPB no desenvolvimento do Estado. “Cada formando que está aqui reafirma que o conhecimento é capaz de ampliar horizontes e romper barreiras”, afirmou. Para a reitora, o Programa Limite do Visível promove oportunidades, fortalece a formação tecnológica e prepara profissionais para um mundo cada vez mais conectado.

Ela agradeceu às professoras, professores, equipes técnicas e familiares, destacando o apoio das mães e pais que confiaram à UEPB parte da formação acadêmica de seus filhos. “Vocês levam não apenas um diploma, mas uma qualificação para enfrentar os desafios da sociedade”, concluiu, deixando uma mensagem de confiança e esperança — no sentido de “esperançar” — entoando versos da canção de Gonzaguinha “Semente do Amanhã”.

O secretário Cláudio Furtado destacou a visão estratégica do Governo da Paraíba em utilizar o ensino superior e a tecnologia como forças motrizes do desenvolvimento do Estado. Segundo ele, o Projeto Limite do Visível se consolida como uma iniciativa voltada à formação rápida de mão de obra qualificada, alinhada às necessidades reais dos diversos setores e polos produtivos paraibanos. O secretário também ressaltou os investimentos superiores a R$ 700 milhões em ciência e tecnologia realizados pelo Governo Estadual desde 2019 na área de ciência, tecnologia e ensino superior, evidenciando a importância do projeto nesse contexto.

A pró-reitora adjunta de Graduação, professora Nícia Stellita Soares, destacou que a Colação de Grau simboliza o cumprimento da missão da UEPB enquanto instituição pública de ensino superior comprometida com a qualidade. Ressaltou os desafios enfrentados pela Universidade e pelos órgãos parceiros, como a SECTIES e a Fapesq para a realização do Projeto Limite do Visível, e reforçou a necessidade de avançar ainda mais na ciência e na educação, sempre com empatia, respeito e responsabilidade. Ao final, convidou os formandos a retornarem à UEPB para cursos de pós-graduação e a honrarem a formação recebida.

Durante a solenidade, colaram grau a concluinte Maria Clara Alves dos Santos, representando o curso de Ciência de Dados, e Maria Vitória Gonçalves Vieira, representando o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A Comissão de Honra formada pelos estudantes de Ciência de Dados Jonatha Lisboa Soares e Débora Geovana Albuquerque, e pelas estudantes de ADS Maria Clara Gonçalves da Silva e Raquel Crislane Ferreira Cavalcanti acompanhou a paraninfa. O juramento foi conduzido pelo formando de ADS Isaac Andrade de Lima.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Paizinha Lemos