UEPB e Olimpíadas Especiais Brasil promovem qualificação para estudantes e professores de Educação Física

19 de maio de 2023

A utilização do esporte como instrumento de inclusão social, voltado para o desenvolvimento de pessoas com deficiência vai além da busca pela qualidade de vida. Ele tem o poder transformador por possibilitar a convivência em uma sociedade mais igualitária.

Pensando nisso, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Educação Física (DEF) da Instituição, em parceria com a Olimpíadas Especiais Brasil (Special Olympics – OEB) e a Federação das APAES da Paraíba (FEAPAE-PB), realizaram nesta sexta-feira (19), no Câmpus de Campina Grande, uma capacitação para estudantes, professores e profissionais da área interessados em qualificação para o atendimento a pessoas com deficiência intelectual ou motora.

Esta qualificação contou com 150 participantes, entre estudantes da UEPB, professores e profissionais da Educação Física do estado da Paraíba e de Pernambuco, que puderam aperfeiçoar seus conhecimentos nas modalidades esportivas de Atletismo, Judô e Futebol. Durante o turno da manhã foram realizadas aulas teóricas, enquanto à tarde todos puderam participar de atividades envolvendo as práticas esportivas.

A professora do DEF, Anny Sionara, destacou a realização dessa qualificação, uma vez que um dos principais gargalos na área é encontrar profissionais aptos para trabalhar com modalidades esportivas em que os praticantes sejam pessoas com deficiência. De acordo com ela, “muitas competições não são realizadas pela ausência de profissionais da Educação Física com o preparo exigido para atender esse público. Por isso, essa parceria foi importante para oferecer, além de conhecimento teórico e prático, possibilidades de mercado tanto para estudantes como para quem já atua”, disse.

Integrante do Olimpíadas Especiais Brasil, Rafael Fiuza apontou a Paraíba como um estado que precisa investir cada vez mais nesse tipo de qualificação profissional. Segundo ele, na região Nordeste apenas Bahia e Pernambuco já oferecem um maior número de pessoas habilitadas para atuarem em competições que envolvam pessoas com deficiência. “A partir deste momento nós podemos desenvolver uma metodologia dentro das instituições para que elas possam cada vez mais qualificar os profissionais para atuarem nessa área”, afirmou.

Rafael ainda acrescentou que os resultados desse trabalho estão sendo tão importantes que, ainda este ano, deve ser possível realizar uma competição regional para pessoas com deficiência. “Nosso planejamento é ainda em 2023 realizar um campeonato regional no Nordeste envolvendo pessoas que são atendidas por entidades como a APAE e o Lions Clubs, ou seja, para integrar a prática esportiva para quem tenha algum tipo de deficiência, seja ela intelectual, motora ou autismo, por exemplo”, pontuou.

Estudantes veem qualificação como oportunidade de crescimento profissional
Maioria dos inscritos na capacitação, os estudantes do curso de Educação Física da UEPB enxergaram nessa atividade uma oportunidade de crescimento profissional, além do aprendizado humano. Envolvidos em componentes curriculares que oferecem uma atenção ao trabalho junto a pessoas com deficiência, os discentes buscaram aprofundamento nas instruções que receberam nas modalidades de Judô, Atletismo e Futebol.

Rodolfo Heckmann, do 5º período do curso de Bacharelado em Educação Física, foi um deles. Inscrito para aprofundar seus conhecimentos na modalidade de Atletismo, ele destacou a oportunidade de ampliar sua formação para além do mercado de trabalho. Segundo ele, como essa capacitação é direcionada para um certo público, ele terá condições de atender a demandas específicas, mas sem esquecer da busca pela ampliação do conhecimento durante sua formação.

“Aqui nós estamos nos qualificando para trabalhar com um público específico. Mas, além dessa possibilidade de mercado de trabalho ser ampliada, nós estamos cada vez mais aprendendo sobre os componentes que vivenciamos em sala de aula. Essa capacitação foi muito importante para todos nós”, afirmou o jovem.

Esta foi a primeira vez que a UEPB e a Olimpíadas Especiais Brasil realizarem uma atividade desse porte, atingindo um grande número de estudantes e profissionais de forma gratuita. De acordo com a professora Anny, esse tipo de capacitação deve acontecer em outras oportunidades, uma vez que a demanda existe. “Esses participantes vivenciaram um primeiro módulo teórico que foi realizado virtualmente, e agora estão aqui para concluir. Se nós conseguirmos capacitar o maior número de pessoas, será muito importante porque as atividades esportivas dentro das APAES terão o acompanhamento de profissionais habilitados para tal”, concluiu.

Também participaram das atividades desta sexta (19) a chefe do Departamento de Educação Física, professora Maria Goretti da Cunha, além de representantes de várias unidades das APAES tanto de Campina Grande e outras cidades paraibanas, como de municípios de Pernambuco, como Abreu e Lima e Pesqueira.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti