UEPB e parceiros lançam programa de TV produzido por universidades e televisões públicas nordestinas

18 de maio de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participa, no dia 22 de maio, às 10h, do lançamento do UniVERciência, o primeiro programa brasileiro de TV aberta e Internet produzido em parceria entre universidades públicas e TVs públicas nordestinas com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência. A solenidade de lançamento desta iniciativa será transmitida simultaneamente pelas TVs parceiras do projeto, dentre elas a Rede UEPB, que fará a transmissão pelo canal no YouTube.
A produção pretende fortalecer a relação da sociedade brasileira com estudantes, professores e técnicos nordestinos que atuam em dezenas de instituições na região. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o UniVERCiência transformou-se, a partir da parceria com a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
A primeira temporada do programa será lançada em cerimônia virtual, e contará com 15 programas de 26 minutos. A apresentação e edição final são da equipe da TV UESB, a partir de conteúdos produzidos pelas universidades nordestinas, através de suas emissoras, pró-reitorias, assessorias de comunicação, departamentos, programas, projetos, laboratórios e cursos. A TVE Bahia é parceira na produção, articulação, exibição e distribuição do UniVERciência.
Com a preocupação de informar da forma mais direta e acessível, o programa apresenta resultados do conhecimento e saberes nas universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. A valorização da ciência neste momento é importante em função das limitações impostas ao desenvolvimento das pesquisas no Brasil e, ainda, da ampla circulação de notícias falsas que manipulam os cidadãos a partir de informações sem nenhuma comprovação científica.
O UniVERciência poderá ser assistido nas emissoras parceiras do projeto e semanalmente no canal Rede UEPB no YouTube.

Texto: Juliana Marques