UEPB e Programa do Artesanato renovam parceria para realização de mais uma edição do Salão Paraibano

14 de março de 2023

Uma parceria que deu certo e que agradou aos artesãos da Paraíba A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) renovou a parceria com o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) para a realização da 36ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba que acontece no período junino em Campina Grande. Pelo segundo ano seguido, a Instituição vai ceder as instalações do Centro Artístico Cultural (CAC) para alojar cerca de 100 artesãos de toda a Paraíba que participarão do evento.

A renovação da parceria aconteceu na manhã desta terça-feira (14), em reunião no Gabinete da Reitoria, com a reitora Celia Regina Diniz; a vice-reitora, Ivonildes Fonseca; a primeira-dama do Estado e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins; bem como a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Marielza Rodriguez, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Governo da Paraíba, Rosália Lucas; a secretária Eva Gouveia; e integrantes da equipe administrativa da Universidade. Após o pedido formal da primeira-dama, a reitora prontamente colocou a estrutura do CAC à disposição para receber os artesãos.

A experiência bem-sucedida da edição passada rendeu elogios dos próprios artesãos, conforme relatou Marielza Rodriguez. A reitora Celia Regina destacou a importância da parceria e lembrou que a UEPB tem buscado fortalecer as parcerias visando o desenvolvimento do Estado. “A exemplo do ano de 2022, nós estamos disponibilizando as nossas instalações no Centro Artístico Cultural para que os artesãos e artesãs possam ter um local para permanecer durante todo o período de exposição do Salão de Artesanato da Paraíba”, afirmou.

A presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano, Ana Maria Lins, agradeceu a renovação da parceria. “Agradecemos a forma como a reitora Celia Regina atendeu o nosso pedido para os artesãos que participarão do Salão de Artesanato este ano. Esta é uma parceria que favorece a cultura paraibana. Os artesãos gostaram muito do alojamento no ano passado, por isso viemos renovar esse acordo”, disse.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também enalteceu a parceria com a UEPB e lembrou que a Instituição tem contribuído para o sucesso do evento. “É uma satisfação muito grande, porque essa parceria com a UEPB tem sido bem-sucedida desde a edição do ano passado. Os artesãos ficaram satisfeitos em saber que vão ficar no mesmo lugar”, disse.

Com o tema “Feira Central e aos 40 anos do Maior São João do Mundo”, a 36ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será realizada entre os dias 8 de junho a 2 de julho, em Campina Grande, em um terreno localizado na rua Otacílio Nepomuceno, em frente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC). Mais de 400 artesãos utilizando diversas tipologias participarão da edição deste ano. Mais uma vez a UEPB vai aproveitar a parceria com o Salão de Artesanato para trabalhar todo o potencial da Instituição, apresentando algumas das atuações da Universidade na cultura paraibana.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos