UEPB e Secretaria Municipal de Campina Grande realizam 1ª Mostra Científica do PET-Saúde
Objetivando possibilitar trocas de saberes, práticas e experiências vividas, nos dias 5 e 6 de dezembro, acontece a 1ª Mostra Científica do PET-Saúde: Equidade, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Secretaria Municipal de Campina Grande. As atividades acontecerão no Departamento de Psicologia, Câmpus I.
Na quinta-feira (5), às 19h30, acontece a abertura da Mostra, com palestra da professora Eliane Goldfarb Cyrino, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), com o tema “Formação e trabalho interprofissional em saúde: desafios e avanços”, que será transmitida via online, pelo canal Rede UEPB no YouTube.
A programação será presencial na sexta-feira (6), no Auditório de Psicologia, em Campina Grande, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. Pela manhã, haverá acolhida e exibição de documentário, exposição dialogada e apresentação de trabalhos. À tarde, exibição de vídeos, mostra de trabalhos, roda de conversa e apresentação cultural.
Quem irá apresentar trabalho, deve seguir as normas disponibilizadas no documento disponível neste link.
Programa
Instituído em 2010, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.
O PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Podem apresentar projetos aos editais temáticos do Programa as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas sem fins lucrativos com cursos de graduação na área da saúde em parceria com as Secretarias de Saúde (Estadual, Distrital e Municipal).
A equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências são as principais temáticas que contemplam a 11ª edição do PET-Saúde. A incorporação da equidade, na perspectiva da formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS é o objeto principal do PET-Saúde Equidade.
Texto: Juliana Rosas
Você precisa fazer login para comentar.