Universidade Estadual e SECTIES discutem novos convênios para implantação de cursos de especialização
Representantes da Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância (PROEAD) e a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Célia Regina Diniz, participaram, na última terça-feira (16), de uma reunião no gabinete do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), professor Cláudio Furtado, em João Pessoa.
Durante o encontro, que teve como pauta a apresentação de propostas de novos cursos de pós-graduação lato sensu, voltados à formação e capacitação de profissionais em diversas áreas do conhecimento, foram discutidas alternativas para implantação de cinco cursos de especialização, com foco na inovação, desenvolvimento regional e fortalecimento da educação técnica e científica no estado.
As propostas apresentadas para os novos cursos foram: criação de “MBA em Data Science Analytics”, “MBA em Finanças Empresarial”, “Ensino de Matemática e Inovação: Perspectivas Críticas Mediadas por Tecnologias Digitais”, “Especialização em Física e Ensino de Física” e “Especialização em Inovação e Desenvolvimento Regional”.
As iniciativas visam atender às demandas atuais do mercado e da sociedade por profissionais qualificados, além de promover o desenvolvimento tecnológico, científico e social da Paraíba. Segundo o professor Edivan Silva Nunes Júnior, Pró-Reitor da PROEAD, os cursos foram pensados para impulsionar a formação continuada de egressos e profissionais que atuam em diversas áreas, estimulando a criação de soluções inovadoras para desafios locais e regionais.
Além da reitora Célia Regina e do pró-reitor Edivan Nunes, participaram da reunião a professora Carolina Coeli Rodrigues Batista, Pró-Reitora Adjunta da PROEAD; e a professora Lays Lins, diretora da Escola Agrotécnica de Catolé do Rocha.
A professora Carolina Coeli definiu a reunião como bastante produtiva, tendo o secretário Cláudio Furtado se mostrado favorável à execução dos cursos. “Agora iniciamos os trâmites institucionais, quais sejam, a formação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) para elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), a submissão aos órgãos superiores da Universidade, CONSEPE e Consuni, e as tratativas no tocante à questão orçamentária, para que esses cursos sejam executados já a partir do início de 2026”, concluiu.
Com esta iniciativa, a UEPB reafirma seu compromisso com a formação de qualidade e a contribuição ativa para o desenvolvimento do Estado, por meio da articulação com instituições públicas e políticas educacionais estratégicas.
Texto: Giuliana Rodrigues.
Acesso à Informação
