UEPB e Universidade de Chile colaboram em pesquisa de pós-doutorado na área da educação

25 de julho de 2024

Promovendo a análise de problemas complexos na Educação Matemática, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade de Chile (UChile) colaboraram na pesquisa de tese da pesquisadora Maria Isabelle Silva, intitulada “Uma análise dos problemas perversos que afetam o ensino e aprendizagem em matemática na educação básica do Estado da Paraíba”. Esse intercâmbio acadêmico é fruto do convênio institucional entre as duas universidades, que visa a cooperação mútua e o avanço do conhecimento.

A concepção destes problemas perversos surge da compreensão de fenômenos que ocorrem durante a formação de professores e pesquisadores, revelando problemas profundos que geram contradições significativas tanto na formação quanto na prática docente, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

Maria Isabelle Silva explicou a natureza e a origem dos chamados “problemas sociais perversos” (wicked societal problems): problemas são complexos e difíceis de resolver, afetando profundamente os sistemas educacionais. Caracterizam-se por serem variados, interconectados e muitas vezes sem uma solução clara ou única.

Entre os exemplos de problemas citados estão a desigualdade educacional, disparidade de recursos, qualidade do ensino e resultados entre diferentes grupos socioeconômicos, regiões e etnias. Esses desafios são intensificados por fatores como pobreza, falta de infraestrutura, discriminação e políticas inadequadas. A questão do abandono escolar, influenciada por problemas familiares, dificuldades econômicas, falta de motivação, bullying e ausência de apoio adequado também foi destacada.

Segundo suas palavras, durante sua estadia no Chile, ela pôde ajustar a metodologia de sua pesquisa com a orientação da supervisora, professora Sandra Meza. Esse período foi crucial para estabelecer metas claras e definir os próximos passos do projeto. Além disso, a professora teve a oportunidade de conhecer uma nova instituição, vivenciar outras aulas e avaliar como este intercâmbio de experiências pode agregar positivamente na vida de um pesquisador.

A colaboração entre a UEPB e a Universidade do Chile é considerada altamente positiva pela pesquisadora, que destaca a importância da pesquisa em educação para o desenvolvimento da equidade, especialmente no contexto latino-americano. “As características da transdisciplinaridade serão de grande relevância para problemas educacionais aparentemente insolúveis. Nesse sentido, contar com a união de duas grandes instituições como a UEPB e a UChile, que se preocupam em formar as novas gerações com ética e respeito, sempre focadas em políticas que melhorem a educação em ambos os países. A Universidade Estadual da Paraíba colaborou de maneira eficaz na minha viagem ao Chile, além das atividades pós-doutorais”, destacou.

Texto original: https://filosofia.uchile.cl/noticias/217440/u-de-chile-y-uepb-colaboran-en-investigacion-en-educacion
Tradução: Ana Cecília Marinho Araújo (Estagiária – CoRI)