UEPB e Universidade de Stuttgard consolidam parceria para ações conjuntas e desenvolvimento de tecnologias

19 de abril de 2023

Com um acordo firmado, desde novembro do ano passado, com foco no desenvolvimento de inovações por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e cooperação em diversas áreas, a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e a UEPB têm implementado ações que consolidam a parceria. Nesta terça-feira (19), o diretor do Instituto de Engenharia Biomédica e coordenador da Pós-graduação em Engenharia Médica da instituição alemã, professor Giorgio Cattaneo, esteve com na Reitoria da UEPB para prospectar a cooperação que desenvolver-se-á na área de engenharia biomédica através do NUTES.

Além da reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, o professor Giorgio Cattaneo foi recebido pela pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa, professora Nadja Oliveira; e pelo coordenador geral do Nutes, professor Misael Morais. Nadja enfatizou que essa parceria é importante porque consolida o processo de internacionalização da UEPB por meio da cooperação com instituições que são consideradas referência em todo o mundo e possibilitam a concepção de um conhecimento universal e atualizado com as demandas globais.

Durante a visita, o professor Cattaneo, que já havia ministrado a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia em Saúde (PPGCTS), pôde dialogar sobre as ações com a Universidade de Stuttgard, que compreendem no intercâmbio de estudantes e pesquisadores, projetos conjuntos de inovação, publicações e eventos em parceria, dentre outras iniciativas.

O professor Misael Morais lembrou que a internacionalização do ensino superior é um processo necessário, regido pela Constituição Federal e que pode fortalecer e contribuir para o desenvolvimento das instituições de ensino superior no Brasil, em especial as nordestinas. “A Universidade de Stuttgart é vista como um grande centro de desenvolvimento e formação de profissionais numa relação muito próxima da industrial, que é um dos programas do Governo brasileiro. Por meio destas parcerias, procuramos tornar a saúde no Brasil mais sustentável. Esta cooperação nos trará maior viabilidade e sucesso em nossas ações”, avalia.

Texto: Juliana Marques