UEPB envia primeira remessa de doações para Rio Grande do Sul e realiza triagem de donativos em Campina Grande

15 de maio de 2024

Com uma postura solidária diante da recente tragédia decorrente das enchentes no Rio Grande do Sul, a comunidade universitária da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem aderido à campanha para arrecadar donativos, lançada recentemente pela Administração Central da Instituição com o apoio da Associação dos Docentes da Instituição (ADUEPB). Nesta terça-feira (14), foi enviada a primeira remessa de doações reunidas nos câmpus de Campina Grande e de João Pessoa. Ao todo, foi enviada uma quantidade de mais de uma tonelada e meia de donativos.

Além disso, diante da dificuldade de reserva de um local para a triagem dos donativos arrecadados no município de Campina Grande, em diálogo junto ao Governo do Estado, a Central Administrativa da UEPB (antigo prédio da Escola Técnica Redentorista) foi oferecida para sediar o Centro de Triagem de doações de Campina Grande. O local receberá todas as doações de Campina Grande que serão organizadas e identificadas para serem enviadas ao Rio Grande do Sul.

Segundo a pró-reitoria adjunta de infraestrutura, professora Weruska Brasileiro, para a organização dos itens já enviados a UEPB conta com o apoio da comunidade universitária, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos e demais estudantes que se voluntariaram. “Nós estamos extremamente felizes e agradecidos com a solidariedade da comunidade da UEPB, em especial dos nossos discentes que não mediram esforços para realizarem o trabalho mais difícil que foi a triagem e separação do material”, avalia a professora Weruska.

A Campanha para o Rio Grande do Sul segue com pontos de arrecadação no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Central de Integração Acadêmica Paulo Freire e Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no Câmpus I, em Campina Grande; na Direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), no Câmpus V, em João Pessoa e no Centro de Humanidades, em Guarabira.

Podem ser doados alimentos não perecíveis (exceto óleo), água mineral, cobertores, colchões, itens de vestuário, colchonetes, material de limpeza, itens de higiene pessoal, ração animal e fraldas descartáveis. Para facilitar a organização, os itens de vestuário devem ser separados por gênero e tamanho e os calçados amarrados em pares.

Texto: Juliana Marques