UEPB informa sobre aumento no número de bolsas concedidas pelo CNPq em editais PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e PIBIC-EM
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) celebrou os resultados divulgados recentemente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos editais PIBIC, PIBIC-af, PIBITI e PIBIC-EM. A Instituição teve um crescimento de 6% no número total de bolsas concedidas, o que reflete o fortalecimento do incentivo à iniciação científica, tecnológica e de inovação entre estudantes de graduação e ensino médio.
Um ponto de destaque nos resultados deste ano é a nota máxima obtida em todos os editais no item “Plano de Divulgação Científica, Tecnológica e de Inovação”. Este reconhecimento é visto como um dos frutos dos debates promovidas pelo Congresso Universitário, realizado pela UEPB, que sempre enfatiza a necessidade de amplificar e qualificar a divulgação dos avanços científicos e tecnológicos gerados pela instituição.
O pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime, comentou sobre o resultado. “Esse aumento no número de bolsas do CNPq é uma clara demonstração do avanço das políticas de incentivo à pesquisa na UEPB. A nota máxima no item de divulgação científica mostra que estamos no caminho certo para tornar o conhecimento produzido aqui mais acessível e relevante para a sociedade, consolidando os frutos do nosso Congresso Universitário”, disse.
Por sua vez, o coordenador Geral de Pesquisa, professor Carlos Henrique Meneses, destacou a importância da excelência na divulgação científica: “A qualidade dos planos de divulgação apresentados reflete o compromisso dos nossos pesquisadores com a sociedade. A nota máxima obtida é uma conquista coletiva e serve como incentivo para que continuemos aprimorando nossas práticas de comunicação científica e tecnológica”, afirmou.
Além dos resultados dos editais do CNPq, a PRPGP anuncia que, em breve, publicará o resultado de seu edital interno de iniciação científica. Os resultados completos dos editais do CNPq estão disponíveis no portal do CNPq, e a comunidade acadêmica é convidada a celebrar esses avanços significativos, que reafirmam o compromisso da Instituição com o desenvolvimento científico e tecnológico.