UEPB informa sobre realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2021

14 de julho de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) informa aos estudantes, coordenadores de curso e responsáveis institucionais sobre as datas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2021. A partir do edital publicado nesta terça-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo exame, o acesso ao sistema pelos coordenadores vai até o dia 18 de julho. Os alunos habilitados devem preencher o cadastro entre 19 de julho e 13 de novembro.
Estudantes e responsáveis devem estar atentos a todo o cronograma. Entre 19 de julho e 8 de agosto, deverá haver a inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados no sistema pelo coordenador do curso. A divulgação dos locais de prova no Sistema ENADE será no dia 1º de novembro. A aplicação das provas do ENADE 2021 no dia 14 de novembro seguirá o horário de Brasília (DF). A abertura dos portões ocorre às 12h, fechamento dos portões às 13h, início da prova às 13h30 e término às 17h30.
O ENADE tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação. Os resultados servirão para a produção de informações subsidiárias às ações para qualidade da educação superior. De modo geral, o exame avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos seus respectivos cursos de graduação e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Áreas de avaliação
Os cursos a serem avaliados pelo ENADE este ano são: Ciência da Computação (bacharelado); Ciências biológicas (bacharelado); Ciências sociais (bacharelado); Design; Educação física; Filosofia (bacharelado); Geografia (bacharelado); História (bacharelado); Química (bacharelado); Sistemas de informação; Artes visuais (licenciatura); Ciência da computação (licenciatura); Ciências biológicas (licenciatura); Ciências sociais (licenciatura); Educação física (licenciatura); Filosofia (licenciatura); Física (licenciatura); Geografia (licenciatura); História (licenciatura); Letras português (licenciatura); Letras português e espanhol (licenciatura); Letras português e inglês (licenciatura); Letras inglês; Matemática (licenciatura); Música (licenciatura); Pedagogia (licenciatura); Química (licenciatura); Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; Tecnologia em Redes de Computadores.
O Sistema ENADE pode ser acessado pelo endereço enade.inep.gov.br. O cronograma completo e edital estão disponíveis neste link.
Texto: Juliana Rosas