UEPB inicia estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio 2026 a 2029

UEPB inicia estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional para o quadriênio 2026 a 2029
8 de agosto de 2025

A construção de um documento que vai nortear as ações da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para o futuro, conectada com as mudanças e exigências dos tempos atuais. A equipe responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Instituição, para o período de 2026 a 2029, começou, nesta sexta-feira (8), a discutir e estruturar os primeiros passos do novo PDI. A reunião, articulada pela Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) ocorreu no Convento Marista em Lagoa Seca, nos turnos da manhã e tarde.

Fundamental para estabelecer o percurso de construção do PDI, a reunião teve como objetivo definir estratégias e metas para o futuro da UEPB, com foco na construção de um documento que reflita os anseios da comunidade acadêmica. Considerado um marco importante no processo de elaboração do novo PDI, que substituirá o atual, com validade até 2025, a reunião contou com a participação da reitora Celia Regina Diniz; da vice-reitoria Ivonildes Fonseca; representadores das pró-reitorias administrativas e acadêmicas, além de demais membros da equipe responsável pelo plano.

Após participar da primeira parte da reunião, a reitora Celia Regina explicou que o PDI é o Plano de Desenvolvimento Institucional de uma universidade, sendo importante por ser um instrumento obrigatório que norteia as ações da Instituição para o futuro. “É um instrumento de planejamento onde a gente analisa como a Universidade está hoje e o que a gente quer ser no futuro. Este é um momento importante para nos reunirmos e construirmos coletivamente o documento”, explicou.

Aprofundando a discussão, a reitora lembrou que o plano consiste em um documento que visa garantir que a Universidade possa avançar sintonizada com as necessidades da sociedade. “Hoje é um momento inicial, em que a gente faz oficinas e cada setor vai poder analisar, sugerir, fazer algumas críticas construtivas para que possamos avançar para o próximo PDI, verificando o que não foi executado ou o que deixou de ser feito, aquilo que a gente já cumpriu, as metas já alcançadas e planejar para o próximo”, destacou.

Também presente nessa primeira reunião para traçar estratégias para elaboração do documento, a vice-reitora Ivonildes Fonseca disse que vê o momento como a realização de festa, dentro de características indiferentes de uma festa popular. “O nosso estimulante é pensarmos na Instituição, é fazer esse encontro, trocar essa energia. E eu tenho certeza de que toda a interação humana promove mudanças”, destacou a professora.

O pró-reitor de Planejamento, professor Ricardo Soares, classificou a reunião como o início de uma jornada. Como papel nessa missão institucional, a PROPLAN, segundo ele, articulou toda a Administração Central para pensar no PDI com os planejamentos de ações e metas que vamos estabelecer para os próximos quatro anos. Ele traçou todo o caminho a ser percorrido na construção do documento, envolvendo todos os setores da UEPB.

“Nesse primeiro momento a gente reúne a Administração Central, todas as Pró-reitorias e Coordenadorias e, no segundo momento, a gente amplia a discussão para os Centros, Departamentos, Coordenações, para refinar o PDI para ser o resultado do que queremos fazer e do que queremos ser nos próximos quatro anos”, explicou apontando a previsão para que o PDI esteja pronto em fevereiro de 2026.

Um dos responsáveis por articular a reunião e definir os primeiros passados do documento foi o professor Geraldo Medeiros, pró-reitor adjunto de Planejamento. Ele lembrou que neste ano de 2025 a Universidade Estadual da Paraíba chega aos seus 59 anos, vivendo um momento propício para se olhar e perceber o quanto a Universidade proporciona ao Estado da Paraíba. “Evidentemente, enfrentamos muitas dificuldades, dificuldades de diversas ordens, inclusive orçamentária, mas nós vamos rompendo, enfrentando”, disse.

A Comissão responsável pela elaboração do novo PDI da UEPB é composta pelos seguintes integrantes: Ricardo Soares, Geraldo Medeiros, Maria José Lima, Eli Brandão da Silva, José Arlino de Aguiar e os técnicos Marcelo Ricardo Batista, Rosemberg Gomes Trindade e Ana Cristina. Nesta reunião, a Reitoria da Universidade reuniu representantes da equipe administrativa, composta por pró-reitores(as), coordenadores(as) e presidentes de Comissões para pactuarem as principais ações e metas que irão compor o documento.

O PDI é um instrumento fundamental para o planejamento institucional, auxiliando as IES (Instituições de Ensino Superior) a definirem sua missão, política pedagógica e estratégias para atingir seus objetivos. A construção do PDI envolve a participação de diversos setores da universidade, buscando garantir a representatividade de toda a comunidade acadêmica.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos