UEPB participa de reunião do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Educação Superior da PB

3 de setembro de 2020

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), participa, entre os dias 8 e 10 deste mês, da primeira reunião do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Educação Superior da Paraíba (Forcult-PB). A iniciativa, que ocorrerá remotamente, a partir das 14h, é aberta e gratuita a todos os interessados no assunto. Palestras, Grupos de Trabalho (GTs), assembleia e diálogos abordando o tema compõem a programação.

Conforme a Comissão Organizadora, a atividade se dará simultaneamente e em parceria com o Forcult Sudeste, que, por sua vez, transmitirá para todos os fóruns regionais, sendo que os GTs terão, como tópicos, aspectos específicos das instituições de ensino paraibanas. A ideia é que o evento se configure como uma preparação para o 4º Fórum Nacional, previsto para os dias 21, 22 e 23 de setembro, também realizado em formato virtual.

Dentre as palestras figuram “Política Cultural e Politização do Campo Cultural Brasileiro”, com Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará – UECE), “Políticas Culturais e Universidade: Conversas sobre as Possibilidades de Construção de outra Cultura Política”, com Lia Calabre (Fundação Casa Rui Barbosa – FCRB e Universidade Federal Fluminense – UFF) e “Gestão Cultural em Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras: Diagnóstico e Possibilidades de Atuação em Rede”, com Paulo Nunes (Universidade Federal de Itajubá – Unifei). Já os Grupos de Trabalho têm como eixos a difusão, mapeamento e rede de pesquisa das IES, elaboração de uma minuta de Regimento para o Forcult e a criação de um documento com instruções gerais para a concepção de uma política cultural, pelas IES que ainda não a possuem.

As inscrições para o evento podem ser feitas AQUI. Demais informações estão disponíveis em um grupo de WhatsApp feito pela Comissão Organizadora, no endereço https://chat.whatsapp.com/KHHjnb72ZlA5FLcpyjX0jT.

O Forcult é efetuado em edição nacional desde 2017, por servidores técnicos e docentes das Instituições de Ensino Superior, como uma instância colegiada para pensar o lugar da gestão cultural nas universidades, institutos federais, centros universitários, faculdades e congêneres.

Mais sobre os palestrantes

Alexandre Barbalho é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado em Comunicação, na Universidade Nova de Lisboa. É professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da UECE e em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), bem como colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal Fluminense.

É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas de Cultura e de Comunicação (Cult.Com) e autor de diversas obras nas áreas de política cultural, comunicação e cidadania, e minorias, dentre as quais: Sistema Nacional de Cultura – Campo, saber e poder (2019), Cultura e democracia (2017) e Política cultural e desentendimento (2016).

Lia Calabre é doutora em História (UFF), professora do Programa de Pós-Graduação Memória e Acervos – FCRB e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades da UFF. É coordenadora da Cátedra FCRB-Unesco de Políticas Culturais e Gestão, e foi presidente (2015-2106), pesquisadora (2002-2019) e chefe do Setor de Estudos de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa. É membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Cult/UFBA e autora de vários livros e artigos sobre políticas culturais.

Paulo Nunes é doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2019). É licenciado, bacharel e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador visitante na University of Amsterdam (2017/2018), na University College of Dublin (2017) e na Universidad de Barcelona (2008-2009), além de colaborar como pesquisador no Observatório Atalaya – Universidad de Cádiz (2017).

Coordenou a Linha Temática Cultura e o Projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste (2013 – 2015), uma proposta interinstitucional conduzida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre as IES do Sudeste. Desde 2010 exerce docência em dedicação exclusiva na Universidade Federal de Itajubá, onde desenvolve pesquisas e projetos de extensão com temas ligados à cultura, festivais, educação, imagem, cidade e planejamento urbano.

Texto: Oziella Inocêncio (Com Ascom da Universidade Federal de Uberlândia – UFU)