UEPB presta contas da execução orçamentária de 2019 e faz balanço dos últimos sete anos de gestão

13 de dezembro de 2019

Dentro da sua política de transparência, a Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), no Hall do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, mais uma prestação de contas da execução orçamentária do ano de 2019. Desta vez, a apresentação também serviu para fazer um balanço detalhado da gestão do reitor Rangel Junior que, neste dia 13 de dezembro, completou sete anos à frente da administração da Universidade.

O reitor Rangel Junior enfatizou que a Administração Central instituiu a prestação de contas em 2013 para dar transparência à gestão e trabalhar um processo educativo, onde a sociedade tenha meios de fazer o controle social de tudo o que envolve a UEPB, observando que a iniciativa surgiu como ferramenta democrática voltada para a educação fiscal, o exercício da cidadania, o zelo com os recursos públicos e a transmissão direta de informações. Ele destacou, ainda, que nos últimos anos a Reitoria procurou qualificar o Portal da Transparência e potencializar a informação, para que ela pudesse ser usada da melhor maneira possível.

Ao fazer um balanço dos últimos sete anos, Rangel disse que o resultado é positivo do ponto de vista da gestão. Ele observou que, nesse período, a Universidade passou por dificuldade extrema, mas aprendeu a lidar com as dificuldades sem comprometer a essência de sua missão. “Se teve uma virtude nesse processo todo, é que a Universidade Estadual da Paraíba aprendeu a desenvolver habilidades e competências para realizar quase tudo que ela sempre realizou, sem diminuir o que fazia antes”, destacou. O vice-reitor Flávio Romero Guimarães também participou da apresentação e reforçou o poder de superação da UEPB em tempos de crise. Ao se referir especificamente à prestação de contas, ele afirmou que a Instituição exerce, com essa ferramenta, um trabalho que ajuda no processo de educação para a cidadania plena.

Pela primeira vez, um representante do Governo do Estado acompanhou uma prestação de contas da UEPB. O gerente da 3ª Regional da Secretaria de Estado da Fazenda, Arnon Diniz, esteve presente na apresentação e demonstrou admiração pelo mecanismo de transparência implantado pela UEPB. Ele parabenizou a gestão pela iniciativa e disse que a prestação de contas executada pela Universidade é um exemplo a ser seguido por outros gestores. “Passamos a ter conhecimento da organização e da importância da transparência que está sendo efetuada na prática pelo reitor Rangel e toda sua equipe. Fico feliz em ver uma Instituição tão bem administrada”, comentou Arnon.

O pró-reitor de Planejamento, professor Luciano Albino, apresentou dados financeiros e destacou a perda de recursos ano após ano. Conforme mostrou, a participação da UEPB no orçamento do Estado foi sendo reduzida seguidamente, saindo de um patamar de 5,24% da receita estadual para 3,61%. No entanto, apesar de todas as restrições orçamentárias, segundo salientou o pró-reitor, a Universidade se reinventou para se manter em funcionamento e conseguiu, mesmo com todos os obstáculos, avançar em termos acadêmicos e administrativos.

Cada pró-reitoria que compõe a Administração Central da UEPB apresentou seus números, através de planilhas e relatórios. Nos dados expostos, a constatação de que a gestão não mediu esforços para garantir que a Universidade seguisse cumprindo sua missão e contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba, mantendo-se em pleno funcionamento, sem reduzir nenhum programa ou projeto. Os pró-reitores mostraram que as limitações financeiras não impediram o avanço institucional no ensino, na pesquisa e na extensão, registrando ainda destaque na política de assistência estudantil, na expansão do ensino a distância e na consolidação da pós-graduação e pesquisa, por exemplo.

Entre alguns números apresentados estão a ampliação das bolsas de assistência estudantil; a implantação de novos cursos de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior; o aumento no número de bolsas extensionistas que registrou um crescimento de 42% na oferta deste tipo de auxílio nos últimos sete anos, contando, atualmente, com 37 programas e mais de 300 projetos de extensão em execução envolvendo 2.100 alunos e 1.300 professores em suas atividades; o estímulo à qualificação profissional dos servidores e outros indicativos. Todos os números apresentados de cada setor administrativo estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência. O vídeo completo da apresentação de prestação de contas está disponível no Canal Rede UEPB, no Youtube.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti