UEPB realiza solenidade de posse para novos servidores docentes e técnicos administrativos

Novos(as) servidores(as), entre docentes e técnicos(as) administrativos(as), participaram da solenidade de posse coletiva da Universidade Estadual da Paraíba (UEB), na manhã desta quinta-feira (7), na Escola Redentorista, sede administrativa da UEPB, em Campina Grande. Os(As) novos(as) servidores(as) receberam as boas-vindas da Reitoria e participaram de um treinamento promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).
Tomaram posse servidores(as) dos concursos públicos 001/2017, 001/2022 e 001/2023, que trabalham ou trabalharão nos câmpus I, III, IV, V, VI e VII. A maioria dos(as) empossados(as) é formada por novos docentes, mas a cerimônia também incluiu a posse de dois técnicos administrativos.
Formaram a mesa da solenidade a reitora Celia Regina Diniz; a vice-reitora, Ivonildes Fonseca; o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Josenildo Lima; o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Ricardo Soares; e a professora Elizabete do Vale, diretora da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB).
Segundo o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, a cerimônia incluiu professores(as) que foram empossados ao longo do semestre 2025.1, mas não participaram da solenidade de posse anterior, além de 17 novos(as) docentes do cadastro de reserva. Estes(as) últimos(as) estão assumindo o trabalho no Câmpus I, em sua maioria.
Uma dessas novas docentes é Emily Souza Gaião e Albuquerque, que acaba de se tornar professora efetiva do Câmpus I, no Departamento de Psicologia. Emily é campinense e já atuava como professora substituta há oito anos. “Estou muito emocionada de estar aqui hoje, com meus filhos”, disse a docente, enquanto amamentava seu filho mais novo. Ela estava acompanhada do esposo e seus três filhos.
Também acompanhado da família estava Raul Ramalho, que está assumindo seu posto no Departamento de Jornalismo, no qual também já atuava como professor substituto há alguns anos. “Ansiedade pura. Todo concurso público é um processo desgastante, cansativo, que exige muito do candidato, muito estudo, muita dedicação. Após passar, ainda ficamos no aguardo da convocação”, comentou Raul sobre os sentimentos dos últimos meses. Ele também se formou em Jornalismo, onde conheceu a esposa, Luciellen Lima, igualmente jornalista e servidora da UEPB.
Josenildo Lima parabenizou os(as) presentes, comentando que para muitos esta é a realização de um sonho e que a Universidade tem se esforçado para garantir a renovação dos seus quadros. “Este último concurso convocou 70 novos docentes, um número bem maior do que o número de vagas ofertadas inicialmente, que era de 46”, relatou o adjunto da PROGEP.
“A aprovação é uma satisfação pessoal, porém, encampado por uma luta coletiva”, lembrou a professora Elizabete do Vale, da ADUEPB, ao falar sobre as conquistas do serviço público e das universidades. Ela também recordou que na quarta-feira (6), a Lei de Autonomia da UEPB completou 21 anos e a Instituição segue em busca de melhorias.
Ao fim, a reitora Celia Regina, ademais de parabenizar os(as) novos(as) servidores(as) e falar dos diversos setores e conquistas da Instituição, afirmou que desde o início da sua gestão teve como compromisso colocar a realização de novos concursos públicos como política institucional. “Bem-vindos e bem-vindas a uma instituição pública, gratuita e de qualidade”, disse aos(as) presentes.
A manhã foi encerrada com uma atividade da PROGEP, que incluiu informações sobre leis da Instituição e encaminhamentos a serem feitos após a posse do cargo.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.