UEPB recebe 21º Encontro de História da América Latina e Brasil promovido pela ANPUH-Seção Paraíba

16 de maio de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sedia de 19 a 23 de agosto, o 21º Encontro Estadual de História da América Latina e Brasil. Com o tema “América Latina e Brasil: entre ondas progressistas e reações conservadoras”, o evento ocorrerá de forma presencial no Câmpus I da UEPB, em Campina Grande, e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em sua 21º edição, o evento contará com palestras, mesas redondas, simpósios e minicursos.

As inscrições para participar do evento, bem como, submeter trabalhos, podem ser feitas no site https://www.even3.com.br/xxianpuhpb/. As discussões abrangerão questões substanciais de nossa formação histórica, em um diálogo aberto e diversos entre o tempo presente e as heranças do passado. Durante o evento serão discutidos itens como golpes e ditaduras, ensino de História, questões étnico-racial, gênero e sexualidade no espaço da América Latina.

Ao todo, estão previstos a realização de 32 simpósios temáticos e 19 minicursos, durante os cinco dias de realização do evento. O Encontro é promovido pela Associação Nacional de História (Seção Paraíba), fundada originalmente em 1967 e rearticulada nos finais dos anos de 1970. Nesse tempo, engajou-se em combates em prol da democracia, da defesa do conhecimento histórico e da profissão de historiador. Desde seus primeiros momentos, a entidade tem defendido ativamente a plena integração de profissionais e estudantes de História de todos os níveis de ensino em suas atividades.

Texto: Severino Lopes