UEPB solicita que concluintes 2019.1 enviem mídias e dados das turmas para atualização do Portal das Placas

15 de agosto de 2019

A equipe responsável pela atualização do Portal das Placas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está solicitando aos formandos das turmas concluintes do período letivo 2019.1 que enviem, para o e-mail portaldasplacas.uepb@gmail.com, as imagens de suas formaturas para serem inseridas na plataforma on-line, desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Instituição.

Cada turma deve enviar até cinco fotos oficiais nas medidas de 1280×720 pixels, com o registro da Turma, da Colação de Grau, Aula da Saudade, Culto Ecumênico, Foto do Baile e sete de livres escolha da turma concluinte, quatro vídeos, mensagens dos formandos, texto do juramento e dados que integrarão a placa virtual (patrono, paraninfo, nome da turma, etc).

O Portal das Placas foi criado dentro da proposta da UEPB de modernização das suas atividades e desenvolvimento de novas habilidades capazes de aproximar a Instituição das exigências de acessibilidade universal e de socialização do conhecimento. A plataforma éum espaço digital para registrar virtualmente os dados das turmas concluintes dos cursos da Universidade, iniciativa considerada inédita nas universidades brasileiras.

A iniciativa tem por finalidade reunir e integrar informações sobre as turmas concluintes dos cursos de graduação da UEPB, possibilitando o compartilhamento de fotos e vídeos de diversos momentos vividos pela turma ao longo da sua passagem pela Universidade, bem como assegurar o armazenamento de dados das turmas por curso, ano e entrada, dados do curso, dos professores, dos estudantes, dos homenageados, entre outros.

A ideia é substituir gradativamente as placas de metal afixadas nas paredes dos Centros. Por enquanto, é permitido que sejam afixadas placas apenas nos prédios antigos. Em espaços como a Central de Integração Acadêmica, onde funcionam os cursos do Centro de Educação (CEDUC) e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), bem como no prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), recentemente reformado, não é permitida a colocação das placas. As placas que existiam da estrutura antiga desses centros de ensino foram retiradas e estão sendo digitalizadas para inserção na plataforma digital.

Nos demais Centros, as placas convencionais poderão ser afixadas, porém, quando o prédio passar por reformas, elas também serão retiradas, digitalizadas e inseridas na plataforma virtual, que consiste ainda em uma alternativa mais econômica para os formandos, ao tempo em que, em substituição da placa tradicional, evita o esgotamento do espaço físico pelo acúmulo de material afixado e, consequentemente, elimina a poluição visual.

O Portal das Placas possibilita aos formandos a criação de um acervo textual e imagético maior do que a tradicional placa afixada na parede, com a vantagem de que esse acervo não se deteriora com o tempo, permanecendo publicamente acessível a partir de qualquer terminal conectado à internet. Além disso, o Portal permitirá o contato da UEPB com o seu egresso, servindo como instrumento para conhecer os caminhos trilhados na sua vida profissional, assim como elo entre os atuais estudantes e aqueles que já passaram pela Instituição.

Texto: Tatiana Brandão