UEPB tem novos docentes contemplados com bolsas de produtividade em pesquisas incentivadas pelo CNPq

16 de fevereiro de 2023

A qualidade das pesquisas desenvolvidas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ganhou mais um reconhecimento e incentivo nacional, e com isso voltou a ocupar uma posição de destaque no campo da pesquisa no país. A Instituição teve 10 pesquisadores contemplados com a aprovação na Chamada Nº 09/2022 de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esse Conselho reconhece os principais pesquisadores do país. Dos dez docentes contemplados, seis são renovações e quatro são novos bolsistas. Assim, a UEPB alcançou o número de 20 bolsistas de produtividade contemplados pelo CNPq.

Este tipo de bolsa visa incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade, além de selecionar projetos de pesquisa que sejam propostos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico. Foram contemplados nesta Chamada os docentes: Alberto Soares de Melo, Alessandro Leite Cavalcanti, Ana Flavia Granville-Garcia, Andrea Maria Calazans Pacheco Pacifico, Douglas Zeppelini Filho, Jose Iranildo Miranda de Melo Joseline Molozzi, Leonidas Jose da Silva Junior, Romulo Romeu da Nóbrega Alves e Valderi Duarte Leite.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Francisco Jaime destacou a importância desse resultado para a UEPB. Segundo ele, a PRPGP recebeu com alegria a notícia que 10 pesquisadores foram contemplados com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-CNPq). Francisco Jaime esclareceu que essas bolsas são concedidas anualmente para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e são uma forma de reconhecimento e distinção dos pesquisadores que apresentaram nos últimos anos uma destacada contribuição científica refletida, sobretudo sob a forma de uma produção científica em excelente quantidade e qualidade, e ainda com a participação na formação de recursos humanos.

“Com esse resultado, a UEPB volta a ter um número superior a 20 bolsistas de produtividade, o que a coloca numa posição de maior destaque, permitindo por exemplo aumentar a captação de fomento em editais”, destacou. O professor Francisco Jaime pontuou ainda que tramita no Conselho Universitário (Consuni) uma proposta de Resolução da PRPGP que cria a Bolsa de Produtividade em Pesquisa realizadas na UEPB.

Segundo ele, essa proposta é uma forma da Instituição de estimular a participação dos docentes nesses editais de bolsa de produtividade do CNPq, e que prevê a concessão de bolsas com recursos da própria Instituição, com duração de 12 meses. A Bolsa de Produtividade em Pesquisa é um mérito que os pesquisadores com doutorado de todas as áreas do conhecimento podem solicitar, com a finalidade de aprimorar suas carreiras acadêmicas, bem como contribuir com a representatividade científica da área em que atuam.

Clique AQUI e confira a lista completa dos pesquisadores contemplados pelo CNPq.

Texto: Severino Lopes