UEPB tem programação alusiva ao Dia da Mulher com transmissão pelas mídias sociais da Instituição
Rodas de diálogo, debates e mostra de filmes, são algumas das atividades que serão realizadas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na segunda-feira, 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As atividades serão realizadas remotamente, com transmissão pelo canal Rede UEPB no YouTube, e pela página no Facebook da UEPB.
A abertura do evento será às 9h, com a roda de diálogo “8 de março: conquistas e desafios das Mulheres em tempos atuais”, com a participação da professora e ouvidora da UEPB, Laércia Medeiros; da advogada, Déborah Henrique; Kelly Alves, assistente social; e da professora Terlúcia Maria Silva. A atividade será apresentada pela jornalista Isis Coelho e pela comunicóloga da UEPB, Juliana Marques, com mediação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca.
Na sequência, às 10h, será realizada uma homenagem aberta à Margarida Maria Alves com a participação de representantes da Marcha das Mulheres pela Agroecologia, mobilização que reúne milhares de mulheres do campo desde o ano 2010 com atuação no Polo da Borborema. Em 2021 a Marcha, que está na sua 12ª edição, deverá acontecer de forma virtual e discutir questões como a sobrecarga de trabalho ampliada pela pandemia e o papel das mulheres nos cuidados com a alimentação e a agroecologia.
A programação segue, às 11h, com a mostra de filmes curtas-metragens “Quitéria”, do cineasta paraibano Tiago Neves, “Pronome definido”, de Giovanna Azevedo e “Margaridas”, de Luana Gregório e Valtyennya Pires. Todas essas produções são fruto do trabalho de cineastas paraibanos e discutem questões relacionadas ao universo das mulheres, dentre elas, emancipação feminina, posição das mulheres nos espaços de poder, preconceitos e violências.
No turno da tarde, às 17h, será realizada a “Arena digital Diálogos que conectam: Mulheres que inspiram”, evento promovido pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura e Educação da Prefeitura Municipal de Campina Grande e que conta com uma parceria com a UEPB, que é a responsável pela transmissão da atividade. O encerramento da programação ocorre às 19h, com a discussão intitulada “Saúde mental da mulher/servidora neste contexto pandêmico”, que será apresentada pela psicóloga da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), Paula Andrade; e pela psicóloga e docente Helyssa Lopes.
Texto: Juliana Marques
Você precisa fazer login para comentar.