Últimos dias: exposição “Pincéis e Paixão” segue no Museu de Arte Popular da Paraíba apenas até quarta-feira (31)
O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, já recebeu cerca de 10 mil visitantes na exposição “Pincéis e Paixão, a Arte das Mulheres no Maior São João do Mundo”. Inserida no período junino, a iniciativa brilhou como uma atração a mais na Rainha da Borborema. Agora, o MAPP começa a se despedir da exposição, posto que ela segue em cartaz apenas até a quarta-feira (31).
“Pincéis e Paixão” tem curadoria assinada por Ilson Moraes e alcançou uma grande receptividade por parte do público, segundo endossou o diretor do Museu e pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Pereira da Silva. Além disso, conforme destacou o diretor, nesses dois meses, ela recebeu visitantes de várias instituições de ensino, tanto estaduais e municipais, como da rede particular, que foram prestigiar os trabalhos do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB ¬ — responsável pela criação das peças. “Deixamos o nosso convite para que todos que ainda não conferiram a exposição, venham vê-la e conheçam um pouco mais da produção artística feminina, na atualidade”, acrescentou Pereira.
Alegre e colorida, a exposição trouxe para Campina 29 obras traduzindo a beleza das festas juninas do Nordeste. Homenageia, ainda, o “Trem do Forró”, que transporta pessoas para o município de Galante (PB), em junho. A réplica é confeccionada em caixas de papelão reciclado, coberta de cartolina e pintada com motivos típicos da época.
A exposição conta com trabalhos de Ana Lima, Analice Uchôa, Célia Gondim, Laucilene Rocha, Letícia Lucena, Lu Maia, Manu da Pazz, Márcia Margarida, Patrícia Lucena, Waleska Silveira e Val Margarida. Também estão lá peças de três artistas convidadas de Natal (RN), Ivanise, Olympia Bulhões e Rosa MC.
E o Museu não para: “Pincéis e Paixão” será desmontada em 1º de agosto (quinta-feira) e, no dia seguinte, já se delineia no local uma nova exposição. Trata-se de “Sororidade” — outra iniciativa do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB, que terá vernissage na próxima sexta-feira (2), às 19h. Além da exposição, “Sororidade” contemplará uma capacitação gratuita. O projeto dispõe do financiamento do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, sob a operacionalização da Secretaria de Cultura do Governo da Paraíba.
A visitação no MAPP é gratuita, acontece de terça a sexta-feira das 10 às 19h, e aos sábados e domingos das 14 às 19h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3310-9738.
Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Filipe Chaves, Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB (Divulgação)
Você precisa fazer login para comentar.