‘Univerciência’ estreia nova temporada com pesquisas produzidas por Universidades Nordestinas

Na estreia tem a pesquisa Neste sábado (12), às 13h30, o programa ‘Univerciência’ estreia uma nova temporada, trazendo novas pesquisas produzidas em Instituições de Ensino Superior do Nordeste brasileiro, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) integra essa proposta. Esta sétima temporada celebrará os cinco anos do programa, que nasceu com o intuito de mostrar a importância das produções científicas que transformam e fazem diferença no dia a dia das pessoas.
O ‘Univerciência’, é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TV Brasil, TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de Ensino Superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, por meio da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.
O primeiro programa da 7ª temporada traz como destaque uma pesquisa que utiliza medicamentos de controle da diabetes para a redução de ácido úrico no organismo de pacientes. O programa mostrará também um estudo com o cultivo de tomate híbrido em grande escala. No estado de Pernambuco, pesquisadores desenvolveram uma tecnologia inovadora que utiliza smartphones na identificação de poluentes presentes na água. E em comemoração aos cinco anos do programa, o ‘Univerciência’ reapresenta uma pesquisa da Universidade do Ceará, que analisou a capacidade de absorção de carbono por parte dos manguezais.
A UEPB, por meio de sua Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), desde a primeira temporada se integra as outras instituições participantes do programa, e nesta estreia contribuirá com reportagens sobre a cultura do tomate na cidade de Lagoa Seca, local de funcionamento do Câmpus II, um conteúdo sobre um App utilizado para diagnóstico de câncer de pele desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologias Estratégicas da Saúde (Nutes), uma iniciativa de inserir surdos nos cursos de Saúde do Departamento de Fisioterapia e o projeto “Humaniza Bosque”, realizado no Câmpus II, em Guarabira, além da participação de uma pesquisadora do Câmpus V, em João Pessoa, que atualiza acerca de pesquisa sobre a espécie cavalo-marinho.
Ainda fazem parte deste programa de estreia a abordagem sobre diabetes, uma doença silenciosa que pode causar danos ao organismo, prejudicando os rins e provocando a perda da visão, por exemplo. Com o intuito de reduzir esses danos, pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, buscam a criação de novos medicamentos com menos efeitos colaterais.
No Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco, cientistas desenvolveram uma tecnologia inovadora, que utiliza smartphones para identificar poluentes na água de forma mais rápida e acessível. Ainda sobre a celebração aos cinco anos de programa, o ‘Univerciência’ reapresenta uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisadores do Instituto de Ciências do Mar analisaram os estoques de carbono em diferentes áreas de um manguezal localizado na região metropolitana de Fortaleza.
O conteúdo produzido pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de TV aberta, em 27 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente na Internet por cada TV e universidades participantes, e a partir da nova parceria com a TV Brasil, o potencial de alcance chega a 180 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, as instituições que produzem o ‘Univerciência’ contam com mais de 800 mil pessoas, além de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.
O ‘Univerciência’, pode ser visto, em sinal aberto: na Bahia, pela TV UESB, TVE e TV ALBA; no Ceará, pela TVC; no Espírito Santo, pela TVE ES; em Goiás, pela TV UFG, no Maranhão, pela TV UFMA e TV IFMA; em Minas Gerais, através da Rede Minas; em Pernambuco, através da TVU Recife e da TVPE; no Piauí, pela TV Antares e TV Assembleia; no Rio Grande do Norte, pela TVU RN; em Santa Catarina, através da TV UFSC; em São Paulo pela TVT; em Sergipe, na TV Aperipê; no Canal Educação da TV Brasil; e ainda pela TV Brasil, Canal Saúde, para a Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e no Canal Futura. Esses três últimos canais também estão disponíveis através de operadoras de TV por assinatura e por parabólica para todo o Brasil.
Serviço
Programa Univerciência
Sábado às 13h30
Horário alternativo
Segunda-feira
6h • TV Brasil, TVE e TV Uesb.
Quarta-feira
18h • TV Uesb
19h • TVE