Universidade Aberta à Maturidade realiza palestra voltada à conscientização sobre violência contra idosos

7 de junho de 2024

Os(As) discentes da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participaram, na manhã desta sexta-feira (7), na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, de uma palestra de conscientização sobre as violências envolvendo as pessoas idosas.

A atividade foi conduzida por Nilsonete Ferreira, membro dos Conselhos Estadual e Municipal de João Pessoa de Direitos da Pessoa Idosa, e Glauce Jácome, advogada e professora de Direito.

Foram reunidas as turmas dos câmpus de Campina Grande e Lagoa Seca que receberam orientações sobre a importância do Estatuto da Pessoa Idosa, bem como dos tipos de violências e os meios de enfrentamento, sobretudo os canais que podem ser acessados para evitar que espirais de conflitos sejam fortalecidos e que resultem em casos extremos e incontornáveis.

O diretor da UAMA, professor Manoel Freire, destacou que o evento cumpre uma agenda global de discussões sobre o tema, além de estar inserida na programação referente ao aniversário de 15 anos da Universidade Aberta à Maturidade.

“A UEPB vem desenvolvendo com muita responsabilidade social o seu papel quando oferece à comunidade e, sobretudo às pessoas idosas um espaço de formação e convivência, formação para compreensão do envelhecimento e suas fases e dos direitos para a efetivação da cidadania e convivência para processos de inclusão e fortalecimento de laços de amizade e trocas”, disse o professor Manoel.