Universidade Estadual da Paraíba abre inscrições com 165 vagas para cursos do Centro Artístico Cultural

Universidade Estadual da Paraíba abre inscrições com 165 vagas para cursos do Centro Artístico Cultural
17 de outubro de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), abre na segunda-feira (21), as inscrições para os cursos do Centro Artístico Cultural (CAC), em Campina Grande. Há oportunidades para Sanfona, Dança (tendo como público-alvo a 3ª idade), Iniciação ao Desenho e à Pintura, Danças Folclóricas, e Pandeiro. O processo segue até a terça-feira (22) ou quando se der o preenchimento das vagas.

Estão sendo oferecidas 20 vagas para Sanfona; 100 para Dança; 15 para Iniciação ao Desenho e à Pintura; 20 para Danças Folclóricas; e 10 para Pandeiro. As aulas acontecerão no período de 29 de outubro a 20 de dezembro deste ano.

As inscrições, que são gratuitas, ocorrerão de modo presencial, das 8h às 12h, na sede do CAC, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°44 (por trás dos Correios – prédio da antiga Faculdade de Administração da UEPB), no Centro da cidade. Para efetuá-las, é necessário levar uma cópia da identidade e comprovante de residência.

“A retomada desses cursos é de extrema importância para a nossa Universidade, vindo fortalecer as ações culturais voltadas à comunidade. Sabemos que, muitas vezes, é difícil o acesso a tais práticas, porque elas costumam ser pagas. Assim, a UEPB entende o quanto essas atividades são essenciais e fica feliz por oferecê-las gratuitamente. O Centro Artístico é uma referência na área e em 2025 nossa expectativa é disponibilizar mais 10 oficinas. Além disso, o CAC é situado estrategicamente, é um local privilegiado em Campina, já querido dos nossos artistas. Agradecemos à reitora, professora Célia Regina Diniz, pelo suporte e apoio a essas iniciativas, sobremodo relevantes para a sociedade”, enfatizou o pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade.

As atividades percorrerão variados assuntos: o Curso de Sanfona, por exemplo, proporcionará, àqueles que já tiveram uma introdução ao instrumento, a possibilidade de aprimorar as técnicas básicas da sanfona, através do estudo e execução de um repertório, entre outras propostas; o de Pandeiro, trará temas como música regional, ritmo, melodia, afinação e como o instrumento dialoga com a percussão regional; o de Dança abordará as diversas modalidades dela, sendo focado em Dança de Salão, passando por expressão corporal, alongamento, exercícios físicos, bem como apontando de que maneira a dança auxilia no alívio de tensão e estresse; já o de Danças Folclóricas se concentrará em tópicos como o Folclore brasileiro, cultura, danças regionais e populares; por fim, o curso de Iniciação ao Desenho e à Pintura busca usar recursos técnicos e poéticos em vivências de desenho, pintura em papel e tela, além de promover a experimentação com materiais alternativos, entre outros objetivos. Informações adicionais podem ser adquiridas pelo telefone (83) 3310-9719.

Confira, a seguir, mais detalhes dos cursos:
Sanfona
Aulas: quarta e quinta-feira, das 18h às 20h
Idade mínima: 12 anos
Ministrante: Marcos Silva de Lima
Carga horária: 40 horas

Dança (público-alvo 3ª idade)
Aulas: O curso terá duas turmas, na terça e na quinta-feira. Uma delas será das 15h às 16h e a outra das 16h às 17h (cada turma com 50 alunos).
Idade mínima: 60 anos
Ministrante: Jefferson Xavier de Araújo
Carga horária: 45 horas

Iniciação ao Desenho e à Pintura
Aulas: Segunda e quarta-feira, das 9h às 11h
Idade mínima: 16 anos
Ministrante: Maria Luíza da Costa Ribeiro
Carga horária: 40 horas

Danças folclóricas
Aulas: segunda e quarta-feira, das 15h às 17h
Idade mínima: 10 anos
Ministrante: Ronildo Cabral de Sousa
Carga horária: 45 horas

Pandeiro
Aulas: terça e quinta-feira, das 15h às 16h30
Idade mínima: 18 anos
Ministrante: Hemerson Costa Melo
Carga horária: 30 horas

Texto: Oziella Inocêncio