Universidade Estadual da Paraíba e CPT promovem 2ª Feira da Agricultura Camponesa em Guarabira
Dando continuidade ao fortalecimento da agricultura familiar e à valorização do trabalho camponês, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III e a Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Guarabira realiza, na terça-feira (12), a 2ª edição da Feira da Agricultura Camponesa. A atividade acontecerá nas dependências do CH, das 7h às 16h.
A iniciativa integra o projeto de extensão “Mulher e Juventudes Camponesas: protagonismo e empoderamento das mulheres e jovens na sua emancipação cidadã”, coordenado pela professora Rita de Cássia Cavalcante, do curso de Pedagogia, com apoio da CPT. A feira tem como objetivo fomentar o escoamento da produção dos assentamentos da reforma agrária e estimular o consumo consciente e a agroecologia.
Após o sucesso da primeira edição, realizada no dia 3 de junho, a expectativa para esta nova feira é ainda mais participativa. Estudantes, professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e visitantes poderão adquirir produtos diretamente das mãos de agricultoras e agricultores camponeses, como hortaliças, frutas, plantas medicinais, comidas típicas, artesanatos, aves, entre outros itens saudáveis e livres de agrotóxicos.
Estarão presentes camponesas(es) de diversos assentamentos da região, como Santa Terezinha, Fazenda Sítio, além de comunidades dos municípios de Bananeiras, Tacima, Alagoa Grande, Alagoinha, Dona Inês e Belém. A feira também representa um espaço de partilha de saberes e fortalecimento dos laços entre a Universidade e o campo, reafirmando o papel da UEPB como agente de transformação social e promoção da cidadania.
A UEPB e a CPT convidam toda a comunidade acadêmica e população local a prestigiar a 2ª Feira da Agricultura Camponesa, incentivando práticas sustentáveis, valorizando a cultura camponesa e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)
Você precisa fazer login para comentar.