Universidade Estadual da Paraíba e Escola de Prática Agrícola de Binguela firmam acordo de cooperação institucional

Universidade Estadual da Paraíba e Escola de Prática Agrícola de Binguela firmam acordo de cooperação institucional
29 de agosto de 2025

Foi assinado na tarde desta sexta-feira (29), no Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), um acordo de cooperação internacional entre a Instituição paraibana e a Escola de Prática Agrícola de Binguela, da República de Camarões. A reitora Celia Regina Diniz recebeu Gilbert Ngomou, diretor da Escola e do Instituto de Tecnologia Agrícola para a concretização desse acordo internacional.

A professora Celia Regina destacou que o trabalho conjunto entre a UEPB, a Escola de Prática Agrícola e o Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela será fundamental para que seja iniciado uma prática de intercâmbio entre a comunidade universitária da UEPB, da mesma forma os(as) que compõem as instituições camaronesas.

“Esse é um momento muito importante para nós, já que firmar essa parceria internacional possibilitará que tenhamos uma maior mobilidade entre docentes, estudante e técnicos e técnicas administrativas fortalecendo assim, de forma conjunta, o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação, principalmente nas áreas das Ciências Agrárias da nossa Instituição”, destacou a reitora.

Já Gilbert Ngomou também se mostrou satisfeito com o resultado da reunião, uma vez que, segundo ele, “a assinatura desse acordo com a UEPB permitirá que as instituições colaborarem ao mesmo tempo para a mobilidade de nossos alunos e nossos professores, para a transferências de novas tecnologias aplicadas aqui na UEPB. Nós precisamos lançar nossos alunos e nossos professores para contribuir com suas técnicas e assim desenvolver nossa cultura, como também desenvolver nosso país”, disse ao final do encontro.

A assinatura desse acordo de cooperação para o estabelecimento de relações acadêmicas em ensino, pesquisa, extensão, inovação e cultura entre a UEPB e as instituições camaronesas, possibilitará que docentes e discentes da graduação e pós-graduação, que atuam no desenvolvimento da agricultura encontrem novas possibilidades de formação e atuação na pesquisa. A professora da UEPB, Dilma Trovão, que também é diretora de Pesquisa no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), participou da reunião e celebrou o acordo.

“Essa parceria é muito importante para a UEPB, para o nosso Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação e para o INSA. Todas essas instituições estão vinculadas no sentido de aprimorar e desenvolver culturas que nós temos aqui no Brasil e da cultura da República de Camarões, para que, em conjunto, a gente possa acompanhar o desenvolvimento de estudantes de graduação, pós-graduação como também da agricultura”, disse Dilma Trovão.

Ainda participaram da reunião a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Nadja Maria da Silva Oliveira; o coordenador de Relações Internacionais, professor Cláudio Simão de Lucena; professor Eduardo Onofre, diretor do Centro de Educação; além de membros da comitiva da Escola de Prática Agrícola e do Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Hipólito Lucena