Universidade Estadual da Paraíba empossa novos professores aprovados em concurso da Instituição
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) ganhou nesta terça-feira (1º) seis novos docentes aprovados, convocados e nomeados no último concurso público para professores efetivos da Instituição. A posse e acolhida dos novos docentes aconteceu no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Campina Grande.
Além dos seis docentes, outros dois professores que haviam tomado posse em abril também participaram da solenidade. Os novos professores professoras já estão aptos a exercer a profissão em sala de aula no semestre 2023.2 que começa este mês.
A recepção, preparada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), possibilitou o primeiro contato dos nomeados com a Universidade. As boas-vindas foram dadas pela reitora Celia Regina Diniz e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima da Silva. Eles se juntam aos 40 docentes também aprovados no certame regulamentado pelo Edital nº 001/2022 e que foram empossados em fevereiro deste ano fortalecendo o quadro nos oito Câmpus da Instituição.
Antes de tomarem posses, os docentes aprovados, familiares e demais convidados para a solenidade, assistiram a um vídeo preparado pela Coordenadoria de Comunicação da UEPB, que apresentou de forma resumida a Instituição, destacando o valor, importância e o papel que ela ocupa no Estado da Paraíba. O clima era visivelmente de alegria e realização do sonho dos empossados.
A reitora Celia Regina fez questão de registrar a felicidade de dar posse aos novos docentes e reafirmou que o ato é uma política de gestão, iniciada no ano passado com o lançamento do edital com 50 vagas para fortalecer o quadro da UEPB. “Para nós representa o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e da cultura. Entendemos que só assim podemos fortalecer a nossa Instituição nestes pilares”, disse.
A reitora antecipou que a Administração Central está fazendo novos estudos e em breve deve anunciar o novo edital com abertura de novas vagas para fortalecer e recompor o quadro de docentes da UEPB. Ela também historiou sobre as dificuldades enfrentadas ao longo de 57 anos e os principais momentos da UEP em lutas históricas, desde a sua criação como Universidade Regional do Nordeste (URNe), a luta pela Estadualização, que foi um marco, o reconhecimento pelo MEC e a conquista da autonomia financeira que permitiu um crescimento da Instituição que saiu de quatro para oito Câmpus universitários.
“Nós esperamos que vocês finquem raízes aqui na UEPB. Tantos aos professores que são egressos de nossa Instituição como aos demais, sejam todos e todas bem-vindos e bem-vindas. Eu sei que é um misto de felicidade e a sensação de ansiedade por começar a dar aula em nossa Instituição, mas saibam que somos acolhedores”, disse.
Como forma de saudar os novos docentes, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima da Silva desejou êxito aos professores e professoras e disse que eles e elas chegam para somar no fortalecimento da transmissão do conhecimento na Universidade. Ana Paula ainda destacou este segundo momento de posse marca o compromisso da UEPB com o concurso público e com a recomposição do quadro de docentes efetivos e com a excelência acadêmica. A pró-reitora acrescentou que os novos professores e professoras vão contribuir em todas as áreas para o crescimento da Instituição, no ensino, pesquisa e extensão e em outras atividades ligadas à docência.
Vindo do Rio de Janeiro para trabalhar no Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, em Guarabira, no curso de Direito, o professor Leonan da Silva Liziero disse que estava muito feliz por ingressar em uma universidade que tem muita história no Estado e na região. “Eu espero, sinceramente, poder contribuir bastante com o ensino, a pesquisa e extensão aqui”, disse.
O mesmo sentimento foi manifestado pela professora Renata Clemente dos Santos Rodrigues, que passou no concurso para atuar no curso de Enfermagem, no Câmpus I, em de Campina Grande. “Estar aqui é a realização de um sonho. A construção de uma vida inteira de dedicação, sabendo que a educação é capaz de transformar a vida. Ela transformou a minha vida e espero que aqui eu consiga passar isso para os meus alunos também”, disse.
O professor Érick Tássio Barbosa Neves, também não escondia a alegria por tomar posse como docente efetivo da UEPB. Egresso da Instituição, o professor foi um dos que fez uso da palavra na solenidade. “Esse é um momento muito importante para a nossa vida e um misto de sensações porque retrata um pouco do que a gente construiu durante muito tempo e de maneira muito árdua. A vida de um professor não é fácil. E a docência é quase um sacerdócio. A gente precisa se entregar e querer. Uma missão de vida”, afirmou
Além de Érick Tássio Barbosa Neves, Renata Clemente dos Santos Rodrigues e Leonan da Silva Liziero, também tomaram posse os professores Alisson Silva dos Santos, Keilla Thalita Fernandes Barbosa e Loredanna Costa da Silva Oliveira. Após os discursos, os novos professores e professoras se posicionaram diante da mesa de honra para serem empossados pela reitora Celia Regina. Depois da posse, aconteceu uma mesa-redonda preparada pela PROGEP, mediada pelo pró-reitor adjunto, Josenildo Maria de Lima, com objetivo de fornecer informações relacionadas ao funcionamento de alguns serviços na Universidade.
A solenidade foi prestigiada por vários professores da UEPB, a exemplo do professor Ricardo Soares, pró-reitor de Gestão Administrativa e que integrou a Comissão de Acompanhamento, Supervisão e Logística do concurso público; e do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Luciano Albino.
O concurso, regulamentado pelo Edital nº 001/2022, foi homologado pelo Conselho Universitário (Consuni), e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Esta foi a segunda leva de professores aprovados no último concurso da UEPB a tomar posse. No último dia 28 de fevereiro, aconteceu a posse coletiva dos primeiros 40 docentes que já deram aula no semestre 2023.1 na Universidade.
Este foi um dos maiores concursos da UEPB, que ofertou 50 vagas. O certame teve como objetivo atender à necessidade de preenchimento de vacância em seus diversos câmpus. Ao todo, o certame ofereceu 50 vagas para professores do quadro efetivo da Instituição, portadores dos títulos de mestre e doutores.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.