Universidade Estadual da Paraíba forma 2ª turma do curso de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis

Universidade Estadual da Paraíba forma 2ª turma do curso de Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis
7 de agosto de 2025

Profissionais formados(as) e prontos(as) para encarar o mercado de trabalho em uma das áreas mais promissoras do momento e que contribui para o futuro do planeta com a difusão da energia limpa. Com uma política voltada para a sustentabilidade, inovação tecnológica, e uso correto dos recursos naturais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entregou, nesta quarta-feira (6), a 2ª turma do curso de Bacharelado em Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis.

A solenidade de Colação de Grau do semestre letivo 2025.1 do curso que funciona na Unidade Acadêmica de Sousa, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, em Catolé do Rocha, foi realizada no auditório do Procon Municipal da cidade de Sousa, ao lado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde acontecem as aulas.

Presidida pela reitora Celia Regina Diniz, a cerimônia contou com a presença da pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha; o coordenador do curso, professor José Alexssandro da Silva; a diretora do Câmpus IV, professora Keila Lairiny Câmara Xavier; a diretora adjunta, professora Maria do Socorro de Caldas Pìnto; o pró-reitor de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, professor Edivan Nunes; além de professores(as), familiares e convidados dos formandos(as). Fez parte ainda da mesa o diretor do CREA, José Cristino, a professora Juliana Moreira, que representou o gerente do Senai no evento, entre outros(as) convidados(as).

A assembleia solene foi marcada pela entrada dos graduando(as), seguida da entrada da congregação de professores(as), tendo à frente o coordenador do curso, José Alexssandro da Silva. Na sequência, uma Comissão de Honra composta por quatro concluintes, conduziu até a mesa o paraninfo geral das turmas, o professor Anderson Alberto Pinto Torres. Mesa formada e concluintes à espera do grau académico, as expectativas se voltaram para a mensagem dos oradores.

Antes disso, a formanda Maria Beatriz de Souza Pedrosza, prestou o juramento em nome da turma, tendo as suas palavras repetidas pelos demais concluintes. Juramento feito, foi a vez do orador da turma, o graduando Rafael Estrela de Sousa, discursar. Como já era esperado, ele fez um relato da jornada acadêmica de toda turma, destacando a resistência como fator decisivo para a conquista do diploma. Lembrou que a trajetória não foi fácil. Mas mesmo com o cansaço e desafios, conseguiram concluir o curso.

“Hoje, somos tecnólogos em Energias Renováveis. Mas somos muito mais que isso. Somos exemplo de persistência, de superação, de esperança, mostrando que não existe idade para recomeçar, que não existe limite quando há um sonho. O nosso compromisso não é um confinamento, é uma chave e com ela abrimos caminhos para um futuro mais justo, mais limpo e mais irmão”, expressou.

O paraninfo geral das turmas também fez um discurso empolgante. O professor Anderson Alberto Pinto Torres parabenizou a turma pela conquista e agradeceu pela homenagem. Emocionado, lembrou que foram anos de luta, superação e culminando com a conclusão da jornada. O paraninfo ainda destacou o papel da Unidade Acadêmica de Sousa ao capacitar profissionais para o mercado devidamente qualificados.

“Também reafirmo as informações passadas em sala de aula. Estaremos sempre disponíveis para que precisarem, pois, o conhecimento é uma via de mão dupla, onde ensinamos e aprendemos constantemente para sempre poder evoluir como profissionais e principalmente como seres humanos”, disse.

A pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, também parabenizou a turma pela conquista e lembrou que essa foi a 1ª solenidade da UEPB neste semestre. Vagda Gutemberg ressaltou que somente no semestre 2025.1 a UEPB vai entregar à sociedade mais de mil profissionais devidamente formados(as) nas diversas áreas do conhecimento, fruto do esforço dos graduandos(as), professore(as) e da gestão. A UEPB oferece 60 cursos de graduação, dentre os quais, o Tecnólogo em Energias Renováveis.

Em seu discurso ela afirmou ainda que o conhecimento adquirido nestes anos de graduação será um guia da prática do esperançar num mundo marcado por novas formas de relações afetivas e profissionais. “Isso significa o cumprimento da nossa função enquanto Instituição de Ensino Superior, pública, gratuita e de qualidade. Este é um momento simbólico, mas um momento muito valoroso. É o recebimento do diploma de graduação, que reflete o esforço de cada formando e de cada formanda”, destacou.

O momento mais aguardado da cerimônia foi o de conferência do Grau Acadêmico, realizado simbolicamente pelo coordenador do curso, professor José Alexssandro da Silva, ao formando Jânio Domingos Nogueira, que representou os(as) demais concluintes. Com a 2ª turma devidamente formada, a reitora proferiu o seu discurso e destacou a importância nos dias atuais do curso de Energias Renováveis, para o futuro do planeta sustentável e com soluções efetivas sem agredir o meio ambiente.

A energia limpa, conforme enfatizou a professora Celia Regina Diniz não é apenas uma alternativa, ela é uma necessidade urgente diante das mudanças climáticas, da preservação ambiental e da busca por justiça social. “E vocês têm essa jornada pela frente para ajudar o nosso planeta. Eu sei que ao longo desses anos vocês enfrentaram dificuldades, as mais diversas possíveis. Vocês são resistência e resiliência. Sei que vocês conseguiram superar obstáculos, reinventaram rotinas e muitas vezes passavam por contextos desafiadores, mas não desistiram”, afirmou.

Durante a solenidade também aconteceu a entrega dos Certificados aos(as estudantes dos cursos de Tecnologia em Energia Eólica e Instalador em Sistemas Fotovoltaicos realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI).

O curso
Como resultado da persistência e luta da UEPB, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), o curso de Bacharelado em Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis tem o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre energias renováveis, principalmente nas fontes que estão em amplo crescimento no Brasil. A proposta é aproveitar os recursos naturais do Sertão, especificamente, a luz solar tão abundante na região.

O tecnológico atua na área, atendendo demandas no setor energético nacional e regional, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. Considerado um marco para a região, o curso nasceu com a missão de tornar o Sertão da Paraíba uma referência na produção de mão de obra qualificada em fontes de energias renováveis, que são as energias solar, energia eólica e fotovoltaica.

A Paraíba possui um dos maiores índices de radiação solar no Brasil e nos últimos anos o Estado tem se destacado como um dos maiores produtores de energia solar no país.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos