Universidade Estadual da Paraíba formaliza Acordo de Cooperação Internacional com Universidade de Nantes

23 de maio de 2024

Em missão internacional realizada entre os dias 13 e 17 de maio, na Universidade de Nantes (França), o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Francisco Jaime, avançou na consolidação de uma colaboração internacional iniciada em 2018. Trata-se da formalização do Acordo de Cooperação Internacional, estabelecido entre as duas instituições que prevê a possibilidade de oferta de componentes curriculares em nível de graduação e pós-graduação, assim como a mobilidade de docentes e estudantes entre as Universidades.

O professor Francisco Jaime destaca que a parceria da UEPB com pesquisadores da Universidade de Nantes iniciou ainda em 2018, quando aconteceu a primeira visita dos professores Pascal Marchand e Isabelle Orliac Garnier às instalações do Câmpus V, em João Pessoa. Após essa visita, foi estabelecido um primeiro projeto internacional da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), que permitiu o início da mobilidade docente e discente entre os grupos do Brasil e da França.

Em 2021, foram aprovados dois projetos com o mesmo grupo. Um projeto CAPES/COFECUB, no qual a UEPB se configurou como uma das instituições principais da parceria, além do Programa de Núcleos de Excelência (PRONEX), financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), que tem como coordenadores o professor Francisco Jaime, e o professor Gerd Bruno, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Esses dois projetos já resultaram em quase uma dezena de publicações internacionais, e na mobilidade de seis estudantes em nível de doutorado sanduíche, doutorado em cotutela e pós-doutorado. Além disso, a partir dessa parceria, foram realizadas diversas missões de pesquisadores brasileiros para a Université de Nantes, na França, e de pesquisadores da Universidade de Nantes para Instituições no Brasil, além de congressos Internacionais, a exemplo do 2° Brazil-France Symposium of Medicinal Chemitry, ocorrido em 2023, e organizado pelos pesquisadores do Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas (LSVM), do Câmpus V.

Texto: Juliana Marques
Fotos: Divulgação/Reprodução