Universidade Estadual da Paraíba inaugura prédio da Base Avançada de Pesquisa em Barra de Mamanguape

17 de maio de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) inaugurou nesta quinta-feira (16) o prédio da Base Avançada de Pesquisa de Barra de Mamanguape. O local serve como instalações para as pesquisas que são desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) da Instituição.

A solenidade contou com a presença da reitora Celia Regina Diniz, do coordenador do Programa, professor André Luiz Machado Pessanha, do coordenador adjunto, professor Etham Barbosa, além de pesquisadores, estudantes do curso de Biologia e moradores da localidade que estão envolvidos nos projetos.

A reitora Célia Regina destacou a importância do local para o andamento de pesquisas impactantes na área de Ecologia e Conservação. De acordo com ela, a UEPB conseguiu celebrar um convênio com o ICMBio, o que proporcionou a possibilidade de reestruturação do local. “Conseguimos restaurar toda uma estrutura que serve como local onde estudantes, professores e professoras poderão desenvolver suas atividades de pesquisas acadêmicas junto à comunidade de Barra de Mamanguape. Essa base fortalecerá o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação na Instituição”, disse.

O professor Ethan Barbosa contou que o prédio pertencente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estava abandonado, e foi totalmente reformado pela UEPB, após um convênio firmado entre as duas instituições. O Instituto Chico Mendes, órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente, propôs uma parceria com a Universidade que consistiu na cessão de seu espaço para a UEPB. O local, porém, precisaria de reforma, o que foi feito. O termo de cessão de uso tem validade por 10 anos.

“Em 2017 nós propomos uma cessão de uso. A Reitoria topou em fazer a restauração total do prédio e firmar o convênio com o ICMBio. A Base é prioritariamente para a UEPB, mas é aberta para a comunidade acadêmica inteira de todas as universidades e institutos de pesquisa que queiram utilizar”, destacou. Ethan ainda relatou que a base ganhou novas instalações para receber os pesquisadores(as) nas atividades de execução dos projetos. Ele destacou a importância e a capacidade que a Base tem na geração de pesquisa, de projetos de extensão e serviços.

A reforma no local foi viabilidade pela equipe da Pró-reitoria de Infrfaestrutura (PROINFRA), enquanto que todo o mobiliário da base foi adquirido por meio do trabalho da Pró-reitoria Estudantil (PROEST). Esta base de Barra de Mamanguape atuou há vários anos como local de pesquisa para docentes da UEPB e de outras instituições que possuem projetos de programas de pós-graduação.

Para conhecer mais sobre a Base de Barra de Mamanguape, clique neste link.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos