Universidade Estadual da Paraíba inicia planejamento para 3ª edição do Congresso Universitário

5 de julho de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) já se prepara para realizar mais um dos grandes eventos que deve movimentar professores, estudantes técnicos administrativos dos oito câmpus da Instituição. Com tema “Diversidade, equidade e inclusão social no Ensino Superior”, o 3º Congresso Universitário da UEPB será realizado no período de 6 a 10 de novembro. Desta vez, ocorrerá em todos os Câmpus da Universidade.

A exemplo das edições anteriores, o Congresso mais uma vez envolverá todas as pró-reitorias, mas com foco na Graduação, Pós-graduação, Extensão e Cultura. Para preparar o “terreno” para o evento, a Comissão Organizadora esteve reunida na manhã desta terça-feira (4), no Gabinete da Reitoria, com a reitora Celia Regina Diniz, e vice-reitora professora Ivonildes Fonseca. A ideia foi iniciar as discussões sobre a logística a ser empregada no Congresso.

Integram a Comissão as professoras Socorro Barbosa, pró-reitora de Extensão; Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha, pró-reitora adjunta de Graduação; e Nadja Oliveira, pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa. Conforme explicou a professora Socorro Barbosa, a grande novidade do Congresso Universitário 2023 será a descentralização do evento, o que promoverá ainda mais a integração dentro da Universidade.

“Diferentemente de todos os anos, o Congresso Universitário será descentralizado. Nas duas primeiras edições o Congresso foi realizado em Campina Grande, e todos os Câmpus participavam vindo para Campina. Este ano ele vai ser descentralizado e realizado em cada Câmpus Universitário” explicou. Ela ainda adiantou que na próxima semana a Comissão volta a se reunir, desta vez com os diretores dos Câmpus para ver toda a questão logística. Para isso, uma circular será enviada para os gestores.

Nesta edição, o evento pretende unir saberes e fortalecer os alicerces do ensino, pesquisa, extensão, divulgando a produção acadêmica-científico-cultural, a fim de incentivar a troca de saberes entre a UEPB e a sociedade em geral, envolvendo acadêmicos, professores e técnicos administrativos. A programação será discutida por Câmpus, cada um dentro da sua realidade e especificidade.

A perspectiva é que mais de 10 mil pessoas entre professores, técnicos, estudantes e convidados participem do evento, que mais uma vez vai contar com a realização de oficinas, minicursos, mesas redondas e palestras. No ano passado, como foi realizado no Câmpus de Campina Grande, o evento contou com mais de três mil participantes.

“Este ano com o envolvimento de mais estudantes e com o Congresso sendo descentralizado, esperamos contar com a participação de 10 mil pessoas envolvidas no Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura”, destacou a professora Socorro.

O Congresso Universitário da UEPB é um momento de congraçamento da universidade pública e é um evento oficial que consta no calendário acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba. A proposta é apresentar os projetos e programas desenvolvidos pela Instituição e os benefícios gerados para a sociedade.

Texto: Severino Lopes