Universidade Estadual da Paraíba inicia semestre 2025.1 com acolhimento e estudantes com muita expectativa

Universidade Estadual da Paraíba inicia semestre 2025.1 com acolhimento e estudantes com muita expectativa
12 de fevereiro de 2025

O início de uma nova jornada. Em meio às expectativas para os(as) estudantes que estão iniciando a caminhada acadêmica, aprofundamento dos conhecimentos para outros que já estão na metade ou no final dos cursos de graduação, teve início, nesta quarta-feira (12), o semestre letivo de 2025.1 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Cerca de 18 mil estudantes de diversos cursos de graduação existentes na Instituição iniciaram o novo semestre nos câmpus de Campina Grande, Lagoa Seca, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna, além da unidade acadêmica de Sousa. Somente neste semestre, conforme dados da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), a UEPB está recebendo mais de três mil novos(as) discentes aprovados(as) na última edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

As boas-vindas aos graduandos e graduandas foram dadas pela pró-reitora de Graduação, professora Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha. Ela desejou um semestre exitoso a todos(as) e pediu aos(as) graduandos(as) para estarem atentos(as) ao calendário acadêmico da Universidade e observar as datas de início e final de semestre, primeira e segunda unidade, bem como, observar a página oficial da Instituição. Ela também orientou para que fiquem atentos(as) aos editais de bolsa, sejam, elas de de manutenção ou acadêmicas, a exemplo dos editais de Monitoria.

Ela também conclamou os(as) discentes a participarem dos projetos de Extensão, Pesquisa e das Monitorias. A professora Vagda destacou a importância de buscar informações referentes aos programas de Assistência Estudantil, prazos de matrículas e outras datas importantes. “Aos estudantes, as estudantes, sejam veteranos(as) sejam todos bem-vindos(as). Observem os editais da PROGRAD, da PRPGP, da PROEST e também da PROEX. Façam desse 2025.1 um semestre de excelência. Que possa ser um semestre de aprendizagem efetiva. A UEPB tem docentes muitos qualificados((as). Que tenhamos um 2025 exitoso”, desejou.

No primeiro dia de aula o movimento de estudantes e professores foi intenso em todos os oito câmpus da Instituição. Na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, em Campina Grande, as escadas e corredores foram movimentados durante toda a manhã, as salas de aulas estavam lotadas e os(as) discentes visivelmente cheios de expectativas.

Os “feras” dos cursos de Letras (Português), (Inglês) e (Espanhol) da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA), tiveram uma acolhida preparada pelo Diretório Acadêmico. Eles(as) receberam informações sobre o funcionamento da UEPB e conheceram parte dos ambientes da Universidade, como bibliotecas, salas de aula, auditórios laboratórios e Restaurante Universitário.

A coordenadora do Diretório Acadêmico, Bruna Diniz, ressaltou que a acolhida foi uma forma de inserir os(as) feras no ambiente da UEPB, familiarizando-os(as) com a Instituição. A ideia foi apresentar a Universidade. Ela ressaltou que a abertura do semestre marca sempre um novo ciclo e traz muitas dúvidas por ser um momento novo na vida dos(as) discentes. “O acolhimento é um evento que a gente está fazendo desde o ano passado. Nós fizemos percurso em toda a Universidade, explicando cada ponto principal, onde são os auditórios, bibliotecas, onde eles(as) podem descansar, que é no Diretório Acadêmico, ou no Centro Acadêmico do seu curso, além da Coordenação e Restaurante Universitário”, explicou Bruna.

Para os(as) feras, o primeiro dia de aula foi o início da jornada acadêmica. A expectativa de Thaís Ribeiro Santos era visível, a nova graduanda do curso de Letras Inglês da UEPB estava bem alta. “Eu espero aprender mais Inglês. Eu sei que provavelmente não vai ser o foco, já que geralmente quando os alunos entram no curso eles já sabem um pouco de inglês. Eu já sei um pouco também e quero aprimorar a minha gramática e aprender a lidar com o ensino para os jovens”, disse Thaís Ribeiro, apontando que entrar na Universidade é a realização de um sonho.

Enquanto para Thais Ribeiro e toda a sua turma o primeiro dia do semestre foi o início da caminhada, para os(as) estudantes do último período o clima já é de despedida e de direcionamento para o fechamento do ciclo. Graduanda do último período do curso de Geografia, a estudante Priscila Evaristo garantiu que estava com expectativa alta para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a reta final da jornada acadêmica. “A gente está já no final e espera que dê tudo certo, que seja um semestre tranquilo, que ocorra tudo bem e que tudo se resolva da melhor forma possível. É um clima de despedida já, falta só apresentar o TCC e algumas disciplinas, mas graças a Deus tudo vai dar certo”, projetou.

No Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) o primeiro dia do semestre letivo 2025.1 também foi movimentado. Os(as) estudantes, veteranos e novatos, se encontraram nos corredores, salas de aula e em outros espaços dos cursos da área da saúde. Graduandos do 4º período do curso de Psicologia, Luiz Gustavo e David da Gama Trink, começaram o semestre cheios de perspectivas, e com a vontade de aprender mais, fazer parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), terminar a monitoria e participar de congressos. “Estamos praticamente na metade do curso. Já temos um certo direcionamento, mas ainda tem muita coisa para ser definida”, disse David.

Matriculada no 2º período de Farmácia, Letícia Vitória garantiu que o curso sempre foi o que ela quis. Para ela, a expectativa do segundo período é grande. “A expectativa é alta. No 2º período vamos ver outras cadeiras que já são mais voltadas para o curso. Vai ser bem mais profundo”, disse.

No Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) o primeiro dia também foi marcado por reencontros e início de nova caminhada. O estudante Ralf Vinícius, do 3º período do curso de Química; e Ana Beatriz, do 2º período de Computação, estavam animados com o início do semestre. “Vai ser um semestre produtivo e de muito aprendizado”, disse Railf, ao lado do professor Gabriel Monteiro.

A pró-reitora adjunta Estudantil, professora Shirleyde Alves dos Santos, também deu as boas-vindas aos(as) discentes neste início de semestre. “Paulo Freire já dizia que não se pode falar de educação sem amor, e é com este olhar amoroso, cuidadoso e de muito compromisso que a Pró-Reitorua Estudantil saúda às estudantes e os estudantes nesse início de ano letivo. Sejam bem-vindos e bem-vindas”, desejou.

Para iniciar outro semestre letivo a UEPB mais uma vez se preparou bem. Os(As) professores(as) participaram de mais uma Jornada Pedagógica Docente 2025, organizada pela Pró-reitoria de Graduação, onde debateram sobre “os desafios e expectativas da educação inclusiva e especial”.

Texto e fotos: Severino Lopes