Universidade Estadual da Paraíba lamenta morte de estudante do curso de Matemática do Câmpus de Patos

4 de setembro de 2025

A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), juntamente a Direção do Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA), Câmpus VII, localizado na cidade de Patos, bem como professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e discentes, lamentam, com profundo pesar, o falecimento da estudante do curso de Licenciatura em Matemática, Judite Ferreira da Silva. Judite tinha 43 anos e era conhecida como Judite da Macambira. O falecimento ocorreu na tarde dessa terça-feira (2).

Judite cursava o 9º período do Curso de Licenciatura em Matemática no CCEA. O velório aconteceu em sua residência, localizada no Sítio Macambira, Zona Rural de São José do Egito (PE). O sepultamento foi na manhã dessa quarta-feira (3), às 8h, no cemitério novo de Riacho do Meio.

Judite nasceu com Síndrome de Larsen, condição hereditária caracterizada pelo deslocamento congênito de múltiplas articulações do corpo, juntamente a outras características incomuns do rosto e mãos. Apesar dessa condição, ela superou as dificuldades de locomoção e se tornou um símbolo de superação em toda região do Pajeú.

Pelo esforço em continuar os estudos, Judite ficou bastante conhecida, inclusive chegando a ser citada pelo então governador de Pernambuco Eduardo Campos em discursos pelo Estado. O prefeito de São José do Egito, Fredson Brito decretou luto oficial no município. O presidente da Câmara de São José do Egito, Romerinho Dantas emitiu uma nota de pesar em nome da Casa Arlindo Leite Lopes. O deputado federal Pedro Campos também emitiu uma nota de pesar em suas redes sociais e o prefeito do Recife João Campos, enviou um emissário até a família para prestar condolências.

Enlutada, a Instituição presta solidariedade aos familiares e amigos da estudante por tão dolorosa perda.

Foto: Divulgação (Arquivo Pessoal)