Universidade Estadual da Paraíba participa de atividades virtuais da Festa Literária de Boqueirão 2020

28 de agosto de 2020

Nesta sexta-feira (28) tem início, de forma on-line, a Festa Literária de Boqueirão (Flibo). A iniciativa conta com apoio da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e, hoje, às 15h, o professor Cidoval Morais, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da Instituição participa da atividade “Conversatório Consciência: A cruel pedagogia do vírus e suas repercussões nas políticas de desenvolvimento do Semiárido”, dentro da programação do evento.

Esta atividade conta, ainda, com a participação da pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, de Portugal, Andrea Carla de Azevêdo. O propósito do Conversatório é discutir, a partir da obra “A cruel pedagogia do vírus”, de Boaventura Sousa Santos (2020), as lições da crise evidenciada pela Covid 19, com olhar focado na realidade do semiárido brasileiro, e evidenciar e promover alternativas de base popular, dialógicas e sustentáveis que apontam para um novo modelo de vida na região e no planeta.

Conforme os participantes do Conversatório, o adjetivo “cruel”, cunhado pelo professor Boaventura Sousa Santos, demonstra que a pedagogia do coronavírus tem ensinado à sociedade, de maneira dura, uma série de lições que ou as pessoas aprendem ou sucumbirão em relação à vida no e do Planeta Terra. “A pandemia não tem apenas uma dimensão sanitária e de saúde pública. Ela resulta, sobretudo, do processo histórico, cultural e político do modo de vida da humanidade sob os efeitos do neoliberalismo enquanto modelo econômico”, destaca, Cidoval e Andrea.

Os participantes da atividade propõem, no Conversatório, uma discussão articulada em três eixos: a caraterização da crise, suas consequências e aprendizados; uma leitura crítica das políticas de enfrentamento; e, por fim, a construção de um mapa das resistências e esperanças que emergem das contradições da crise. A Flibo se encerra no domingo. As atividades podem ser acompanhadas pelo perfil https://www.facebook.com/FliboParaiba/.

Texto: Tatiana Brandão