Universidade Estadual da Paraíba participa de debate com foco no diálogo inter-religioso e cultura de paz

19 de novembro de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), participou, durante os dias 11 e 12 de novembro, em João Pessoa, do evento “Diálogos inter-religiosos: Construindo uma cultura de paz”, idealizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). A iniciativa teve por objetivo construir declarações com propostas formuladas pela sociedade civil a partir de diálogos inter-religiosos que possam subsidiar políticas públicas relativas à promoção da liberdade religiosa e a construção de uma cultura de paz.

A atividade foi organizada pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Encontros semelhantes acontecerão em São Paulo e Brasília nos próximos dias, e terá como resultado um documento que será lançado no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em 21 de janeiro de 2025.

O diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), professor Ricardo Bezerra, integrou o projeto organizando-o conjuntamente com o Instituto Federal da Paraíba. Por parte da UEPB, a professora Cezilene Morais, juntamente aos estudantes integrantes do projeto de extensão “Jus Cogens”, o qual é voltado para a pesquisa de Direitos Humanos e Direito Internacional, atuaram na condução dos trabalhos. O IFPB, com a participação da diretora geral, Ana Cristina Alves, e da professora Márcia Gomes, na condição de coordenadora geral do evento, também integraram as atividades. Representando o MDHC no evento estevo o coordenador de Promoção da Liberdade Religiosa, João Pinheiro de Melo Neto.

De acordo com a professora Cezilene Morais (foto ao centro), que teve a oportunidade de coordenar um grupo de trabalho, o evento foi palco marcante de debate sobre liberdade e diversidade religiosa, reunindo líderes religiosos, especialistas e representantes de diferentes tradições para discutir a convivência pacífica e o respeito às crenças. A iniciativa promoveu um espaço de diálogo inclusivo, destacando a importância do combate à intolerância e do fortalecimento dos direitos fundamentais.

A participação expressiva e o engajamento dos participantes reforçaram o sucesso do encontro, que celebrou a pluralidade como um valor essencial para a construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Fotos: Divulgação