Universidade Estadual da Paraíba presta homenagem às servidoras e servidores aposentados da Instituição

25 de outubro de 2022

Celebrar, agradecer e reconhecer. Foi a partir desses sentimentos que a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), prestou, na manhã desta terça-feira (25), uma homenagem às servidoras e aos servidores aposentados da Instituição, no período entre os anos de 2018 a 2022. O evento, realizado no Auditório do Departamento de Psicologia, fez parte das atividades realizadas pela PROGEP dentro do mês do Servidor, e reuniu docentes e técnico-administrativos que já cumpriram sua jornada de trabalho e deixaram um legado.

A homenagem, conforme destacou os organizadores do evento, foi uma forma da UEPB reconhecer o trabalho de todas e todos aqueles que durante muitos anos dedicaram as suas vidas à Universidade e contribuíram para o crescimento e consolidação da Instituição.

Músicas, memórias afetivas, gratidão e o sentimento do dever cumprido marcaram as homenagens. O evento promoveu o encontro e reencontros dos aposentados que há pouco tempo deixaram a Instituição, mas continuam com a memória viva dos momentos vivenciados nos Centros de ensino. Segundo dados da PROGEP, no período de 2018 a 2022, 145 servidores se aposentaram na UEPB, entre técnicos e docentes.

O primeiro momento do evento foi uma mesa abordando a trajetória dos servidores. A reitora Celia Regina Diniz enalteceu o legado deixado por todos e destacou que a UEPB reconhece o valor e a grandiosidade da missão realizada por eles durante o período de permanência na Instituição. Celia Regina destacou que alguns dos servidores aposentados passaram mais de 40 anos na Universidade, e ajudaram a construir a UEPB tendo participado de lutas importantes e históricas como a conquista da Estadualização.

“A nossa UEPB tem 56 anos de idade. E muito de vocês estiveram presentes em grandes momentos, como na Estadualização e antes quando as pessoas ainda pagavam carnês para estudar. Vocês estiveram em movimentos para tornar essa universidade pública e gratuita. E para construir o que nós somos hoje, uma Universidade referenciada, não só na Paraíba, não só no Nordeste, mas no Brasil e até no exterior”, destacou a reitora que também apontou a importância do Programa de Preparação para a Aposentadoria que ajuda os servidores a se prepararem para essa nova fase da vida, a aposentadoria.

A vice-reitora da Instituição, professora Ivonildes Fonseca, classificou o evento como “grandioso” por ser um reconhecimento a tantos servidores e servidoras que dedicaram as suas vidas em favor da universidade para a construção de uma bela história. Ela destacou a qualidade dessas pessoas que trabalharam com amor, compromisso e de forma humanizada.

Uma das idealizadoras do evento, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima, enfatizou que a homenagem teve como objetivo celebrar, agradecer e reconhecer a trajetória dos servidores aposentados, que contribuíram para a Instituição. “Esse evento também visa estimular a reflexão sobre esse fechamento de ciclo, além de estimular para novos referenciais e novos projetos de vida”, destacou acrescentando que os aposentados continuam presentes na UEPB, através da sua trajetória e do trabalho deixado em cada setor, nos projetos, pesquisas e formação de muitos profissionais.

A assistente social da PROGEP, Juliana Granjeiro tratou o evento como um “marco” no ciclo de trabalho realizado pelos servidores. Ela acrescentou que este encontro também faz parte do Programa de Aposentadoria da Instituição. Uma das homenageadas do evento, presente na mesa, a professora Rilva Sueli, falou de sua trajetória na UEPB e lembrou dos importantes momentos da Instituição, como também de alguns projetos que ela esteve à frente.

Fizeram ainda uso da palavra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Ensino Superior da Paraíba (SINTESP), Gustavo Araújo Terto da Silva, e o representante da Associação dos Docentes da UEPB (ADUEPB), professor José Elber Tavares. Os dois destacam o papel dos servidores e servidoras na construção da história da Universidade.

Um dos momentos aguardados do evento foi a palestra “Aposentei, e agora?”, ministrada pela psicóloga clínica e do trabalho Paula Andrade. Em sua palestra, Paula trouxe uma reflexão sobre o momento pós-aposentadoria. Diante da plateia, ela apresentou uma abordagem na perspectiva do que eles ainda podem fazer durante as suas vidas, a partir de uma perspectiva de vida longeva. Para ela, “a aposentadoria não é fim, mas um recomeço. Sempre é possível você olhar para a sua vida e redefinir planos. O momento mais difícil é a transição, e o bom é que eles já fizeram essa transição”, observou.

Após a palestra aconteceu algumas homenagens e exibição de um filme contando um pouco a trajetória de alguns servidores aposentados da Universidade Estadual da Paraíba.

Texto e fotos: Severino Lopes