Universidade Estadual da Paraíba realiza Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2020.2

Universidade Estadual da Paraíba realiza Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 2020.2
20 de agosto de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou na manhã desta sexta-feira (20) a solenidade de Colação de Grau Extraordinária do semestre letivo 20202. Ao todo, 69 formandos dos diversos cursos de graduação colaram o grau acadêmico. A cerimônia, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, aconteceu no auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, e por conta da pandemia foi organizada de forma híbrida.

Puderam participar presencialmente do ato de formatura alguns estudantes, enquanto os demais formandos acompanharam a solenidade através da transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB, no YouTube. Também prestigiaram o ato a professora Vaneíde Lima Silva, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância; e a adjunta da PROEAD, professora Shirleide Alves dos Santos. Mais uma vez, a solenidade seguiu todos os protocolos de biossegurança, respeitando todas as normas de aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e uso obrigatório de máscara, em prevenção à Covid-19.

A formanda Érica Dantas, foi a responsável por fazer a leitura do juramento em nome dos demais que acompanharam a cerimônia de forma virtual. Em seguida aconteceu a cerimônia de colação do grau acadêmico. O estudante Otoniel Rocha da Silva, do curso em Licenciatura em Geografia, colou o grau acadêmico conferido pelo professor Eli Brandão, em nome da reitora Célia Regina Diniz.

Em seu discurso de congratulações aos formandos, o professor Eli Brandão parabenizou os novos profissionais por conquistar o diploma de curso superior em meio a tantos desafios. Ele também aproveitou o momento para prestar uma homenagem da UEPB às vítimas da Covid-19, especialmente os professores, técnicos e estudantes, que partiram em decorrência do vírus.

O pró-reitor enfatizou em seu discurso que a Colação de Grau é um momento singular na vida de cada formando e formanda. Ele destacou que apesar da pandemia e de todas as dificuldades, os concluintes puderam chegar a esse momento com vitória. “Portanto, é um momento celebrativo, um momento reflexivo e um momento também de sonhar e de lutar”, destacou.

Eli Brandão enfatizou ainda que a missão da UEPB ao longo desses anos tem sido a de promover a formação de profissionais críticos, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, e a transformação social, tudo, na Paraíba. Ele acrescentou que a Universidade está enraizada em todo o Estado, visto que não existe uma única cidade paraibana que não tenha a presença, ou alguma atividade da Instituição. Citando Paulo Freire, ilustrou que educação é investimento, e não gasto.

Antes do término, a professora Vaneide Lima Silva, parabenizou os formando, desejou êxito na nova etapa de suas vidas, e reforçando as palavras do professor Eli, pediu a todos para não pararem na graduação, mas seguirem na formação continuada.

 

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB