Universidade Estadual da Paraíba realiza Solenidade de Colação de Grau Especial do semestre letivo 2020.2

26 de março de 2021

Em meio à pandemia da Covid-19, e às medidas restritivas para evitar a propagação do novo coronavírus, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou na manhã desta sexta-feira (26) a solenidade Colação de Grau Especial para os formandos do semestre letivo 2020/2. Participaram da atividade, estudantes dos cursos de Bacharelado, Licenciatura e do curso de Tecnológo em Gestão Pública.
A assembleia solene, presidida pelo pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, foi realizada de forma híbrida, sendo que apenas um pequeno grupo de graduandos participou de forma presencial da cerimônia, no auditório da Biblioteca Central no Câmpus I. Já os demais, acompanharam de forma on-line, através da transmissão ao vivo pelo Canal Rede UEPB no YouTube. A pretensão da PROGRAD era realizar a solenidade totalmente on-line. No entanto, como a procura dos graduandos pelo evento extrapolou o limite comportado pelas plataformas digitais, a opção foi realizar a cerimônia de forma híbrida.
Com isso, apenas o professor Eli Brandão, a equipe restrita do Cerimonial e 18 alunos, incluindo o juramentista e o responsável por colar grau acadêmico, acompanharam a solenidade de forma presencial. Os demais acompanharam via sala de videoconferência. Cerca de 120 graduandos dos diversos câmpus da Instituição colaram o grau acadêmico. Somando os que já colaram grau no ano passado, a UEPB entregou ao mercado de trabalho mais de mil novos profissionais que concluíram os seus cursos no contexto da pandemia da Covid-19.
Como aconteceu nas solenidades anteriores, a cerimônia seguiu rigorosamente os protocolos de biossegurança, respeitando todas as normas, como aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, distanciamento social e uso obrigatório de máscara. Esta foi a terceira colação de grau especial híbrida da Universidade nesse tempo de pandemia. Familiares, amigos e parentes dos formandos acompanharam a cerimônia ao vivo pela internet e parabenizaram os concluintes em mensagens no chat do canal Rede UEPB.

A aluna Adélia Mirela Alves Nunes, do curso de Farmácia, fez o juramento em nome dos formandos. O graduando do curso de Tecnólogo em Gestão Pública, Josenildo Maria de Lima, colou o grau acadêmico. Josenildo é pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas da UEPB e recebeu o grau pelo professor Eli Brandão. Na tela, acompanhando a cerimônia pelas plataformas digitais, os demais concluintes acompanharam atentamente o ato simbólico e aplaudiram ao término de cada momento.
Em seu pronunciamento recheado de conselhos e poesias, o pró-reitor de Graduação, Eli Brandão, saudou a reitora, professora Célia Regina Diniz, e revelou o desejo dela de sucesso para todos os concluintes na vida profissional. Ele destacou o esforço e o empenho de todos os docentes e técnicos administrativos que não mediram esforços para garantir o funcionamento da UEPB, o que possibilitou que formandos e formandas chegassem à culminância do curso, mesmo em tempo de pandemia.
Ainda em sua saudação, o professor Eli Brandão fez uma homenagem aos professores, técnicos administrativos, alunos e familiares vitimados pela Covid-19. Ele lembrou que desde o ano passado, o paraninfo geral das turmas foi, simbolicamente, as vítimas da pandemia, que tinham relação e vínculo com a UEPB e não puderam estar presentes na solenidade. Em seu discurso, o professor Eli destacou as dificuldades que os estudantes e professores enfrentaram na realização do curso no período de pandemia. Mesmo com as dificuldades, a UEPB, conforme destacou o pró-reitor, conseguiu superar os desafios deste tempo e cumprir a missão primordial de formar cidadãos e cidadãs nas diversas áreas do conhecimento.
“Temos a certeza de que vocês chegaram aqui vitoriosos. Nesse contexto, essa é uma colação de grau diferente, mas ela não perde o seu significado. É um rito de iniciação e passagem. É passagem porque é a vitória sobre um ciclo iniciado. Mas ao mesmo tempo é um ciclo que inicia com outro, que é o da continuidade da formação continuada, e das vivências pessoais e profissionais”, destacou o professor Eli Brandão.
Inspirado em Santo Agostinho, o pró-reitor de Graduação ainda destacou a esperança e resiliência como virtudes para todos continuarem a caminhada em busca de seus sonhos e de alcançar novas metas. Citando o educador Paulo Freire, o professor Eli lembrou que a educação sozinha não muda, mas sem ela, não existe transformação, e defendeu a universidade pública gratuita, que no caso da UEPB, é mantida pelos recursos do povo paraibano. Receberam o grau acadêmico os graduandos de diversos cursos dos câmpus I, II, III, IV, V, VI e VI.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB