Universidade Estadual da Paraíba realiza Solenidade de Colação de Grau Regular do semestre letivo 2020.2
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), realizou na manhã desta sexta-feira (25), a solenidade de Colação de Grau Regular do semestre letivo 2020/2. Cerca de 750 concluintes dos oito câmpus da Instituição colaram o grau acadêmico. A assembleia solene, presidida pela reitora Célia Regina Diniz, foi realizada de forma on-line, com transmissão ao vivo pela Internet através do Canal Rede UEPB no YouTube, e pelo Facebook oficial da Universidade.
A PROGRAD realizou duas sessões, às 9h e às 10h30, para que todos os formandos pudessem participar da solenidade. A Colação de Grau contou com a participação do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, além de familiares dos formandos que acompanharam tudo de forma on-line. Como estamos atravessando o contexto da pandemia, a UEPB homenageou de forma póstuma como paraninfos da turma, os alunos, docentes e técnicos da Instituição que foram vítimas da Covid-19.
A cerimônia seguiu rigorosamente os protocolos de biossegurança. Apenas os estudantes responsáveis por fazer o juramento e colar o grau acadêmico estavam presentes no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus I. Na primeira solenidade, participaram os graduandos e graduandas do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Educação (CEDUC), Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), do Câmpus I.
O formando Clauninei Torres Pacheco, do curso de Bacharelado em Direito, Câmpus I, conduziu a leitura do Juramento. Já Raiff da Costa Moreira, do curso de Educação Física, recebeu o grau acadêmico de forma simbólica, em nome de todos os concluintes, conferido pelo professor Eli Brandão. Na segunda solenidade foi a vez dos graduandos dos câmpus II, III, IV, V, VI, VII e VIII. Nessa cerimônia houve a participação dos professores João Hugo Baracuhy e Valcecir Alves. A formanda Rebeca Alves Neves, do curso de Licenciatura em Física, Câmpus de Araruna, fez a leitura do juramento. O graduando José Murilo Freire, do curso de Agroecologia, Câmpus de Lagoa Seca, colou o grau acadêmico em nome dos demais formandos.
Em um pronunciamento, a Reitora da Instituição, professora Célia Regina Diniz fez uma saudação especial aos formandos, coordenadores de cursos, chefes de Departamentos, pró-reitores, familiares e membros do Conselho Universitário (Consuni). Célia Regina disse que a cerimônia de Colação de Grau é sempre um momento singular na vida dos formandos e formandas, um momento, segundo ela, em que a trajetória de vida na UEPB está sendo relembrada pelos formandos, como se fosse um filme.
Ao se dirigir aos estudantes ela enfatizou que não foi fácil a caminhada, por isso, a cerimônia é uma celebração pela vitória alcançada. A reitora destacou que muitos foram os obstáculos que tornaram a caminhada difícil, mas os graduandos, mesmo enfrentando os desafios da pandemia, não desistiram e chegaram ao término do curso. A reitora parabenizou aos graduandos por resistir às adversidades e aos percalços do tempo, e com determinação, força, resiliência e perseverança, conseguiram concluir o curso.
Ao lembrar da pandemia que tirou muitas vidas, inclusive na UEPB, professora Célia enfatizou que os tempos são difíceis e a universidade teve que usar toda a criatividade e aparato que dispõe para continuar oferecendo ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, minimizar os prejuízos causados pela Covid. Segundo ela, a UEPB não apenas possibilitou o recebimento de um diploma aos novos profissionais, mas, principalmente, foi capaz de preparar e formar de cidadãos e cidadãs para enfrentarem os atuais problemas da sociedade, com uma visão crítica, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos compatíveis com as reais necessidades da população.
A reitora encerrou o seu pronunciamento lendo a fábula “O verdadeiro valor do anel”, que destaca o valor e a preciosidade dos graduandos e graduandas, capazes de realizar todos os sonhos que acreditam. “Vocês são como esse anel: únicos e únicas. Preciosos e preciosas. Infelizmente, algumas vezes o nosso valor é diminuído. Não permitam que essas pessoas deixem que vocês não sejam capazes. Lutem por tudo aquilo que vocês acreditam e sonham. E sejam felizes. Parabéns a todos” destacou a reitora dizendo que costumava passar essa mensagem nas aulas da saudade de suas turmas.
Colação confirma esforço dos estudantes ao longo da trajetória
O pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, destacou o esforço e o empenho dos graduandos que, mesmo em tempos de pandemia e estudando no formato remoto, conseguiram concluir seus cursos, realizando um sonho. Usando poesias e metáforas, ele enfatizou que o momento era de celebração e vitória, como também enalteceu o esforço da UEPB para garantir que os todos conseguissem concluir o curso.
Como forma de homenagear os alunos, docentes e técnicos da UEPB vítimas da pandemia, o professor Eli Brandão fez menção aos mais de 500 mortos pela Covid-19 no Brasil e solicitou um minuto de silêncio. Ele lembrou que a pandemia impõe um grande esforço à humanidade, sendo uma tragédia de proporção mundial que tem marcado a história.
Ainda em seu discurso, o pró-reitor enfatizou que com a Colação de Grau, a UEPB cumpre a sua missão de formar cidadãos e agora devolve à sociedade novos profissionais formados. Professor Eli observou que a Universidade tem investido cada vez mais na formação inclusiva e com clareza, procurando superar os desafios que surgiram com a pandemia, mantendo todos os programas de assistência estudantil e todas as bolsas de apoio acadêmico.
O professor Eli enfatizou ainda que a Universidade Estadual continua apostando na transformação por meio da educação e tem expandido as vagas nos cursos e ampliando seus programas. Segundo ele, a missão é formar cidadãos críticos e eticamente comprometidos com um mundo mais justo e fraterno. “A UEPB também abriu editais para garantir meios que tornassem possível aos estudantes realizar os seus cursos, a exemplo das bolsas do Auxílio Conectividade e Monitorias. Um esforço abraçado pelos estudantes e uma vitória da universidade pública”, destacou.
Após a cerimônia virtual, foi dado o início da emissão de Certificados de Conclusão de Curso e Diplomas de Graduação.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB
Você precisa fazer login para comentar.