Universidade Estadual da Paraíba sedia reunião anual do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Nordeste

25 de julho de 2024

Entre os dias 7 e 9 de agosto, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediará a reunião anual do Fórum dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação do Nordeste (FOPROP-NE), encontro que objetiva permitir melhor interação entre os gestores da área e contato com órgãos financiadores de pesquisa. A abertura terá palestra da presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Do FOPROP-NE, participam pró-reitores de pesquisa e pós-graduação, além de coordenadores de pesquisa, pós-graduação e inovação das universidades e institutos de todos os estados da região Nordeste. A abertura acontecerá no dia 7 de agosto, na Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e será transmitida ao vivo, tendo como palestrante a presidente da Capes, professora Denise Pires de Carvalho.

O pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UEPB, professor Francisco Jaime Bezerra, é o organizador do evento, juntamente a professora Nadja Maria da Silva Oliveira, pró-reitora adjunta. Ele afirmou que a presidente da Capes foi convidada também porque o fórum tem pautas a tratar com instituição, a exemplo do Plano Nacional de Pós-graduação, atualmente em construção, e, sobretudo, a redução das assimetrias que ocorrem entre programas de diferentes estados e regiões do país.

No dia 8, está prevista a realização de três painéis no Auditório de Psicologia, No Câmpus I. Eis os temas e convidados: “Aplicações práticas do Marco Legal de Inovação no contexto das instituições de educação superior do Nordeste”, com Diana Guimarães Azin, procuradora federal e membro da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Advocacia Geral da União (AGU); Francisco Saboya Albuquerque Neto, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e ex-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Ainda: “Fomento e oportunidades para pesquisa e inovação no Nordeste”, com os convidados José Farias, superintende da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), e Ana Paula Santos Machado, gerente executiva do Banco do Nordeste (BNB). E “Transformando os resultados de PD&I em negócios”, com Armando Mendes Neto, chefe da Seção de Difusão Regional e pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi); Nadja Maria da Silva Oliveira, diretora Técnica da Fundação PaqTcPB e professora da UEPB; Thiago Lucena Fialho de Sousa, gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fechando a programação, no dia 9, haverá a apresentação das “Boas práticas em pesquisa e pós-graduação das instituições que compõem o FOPROP-NE”, com os temas: “Inovação e estruturas multiusuárias de pesquisa e Extensão na pós-graduação”. No turno da tarde, ocorrerá a visita técnica ao ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) de Campina Grande, incluindo visita à Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), onde ocorrerá uma apresentação a startups no Centro de Inovação Tecnológico Telmo Araújo (CITTA) e ao Laboratório Virtus, além de visita ao Núcleo de Tecnologias em Saúde (Nutes/UEPB).

O professor Francisco Jaime afirmou que 45 instituições de ensino superior do Nordeste já estão inscritos para a reunião. “Neste ano, fomentadores de pesquisa do Nordeste foram convidados, que são as instituições que devemos nos aproximar. Durante o evento, será tratado uma legislação relativamente nova, sobre o qual ainda pairam muitas dúvidas. Um outro foco é a empregabilidade das pessoas na pós-graduação, onde ainda existe um grande gargalo, pois os principais empregadores estavam no serviço público, algo que diminuiu. Um dos painéis tratará de novas possibilidades de inserção”, comentou o docente.

Professores(as), técnicos(a) administrativos(as), pesquisadores(as), coordenadores(as) de pós-graduação da UEPB ainda podem se inscrever no evento de forma gratuita, no endereço disponível neste link.

Texto: Juliana Rosas