Universidade Estadual da Paraíba tem bolsas excedentes para alimentação no Restaurante Universitário

4 de novembro de 2019

A assistência estudantil prestada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é uma das áreas que manteve seus investimentos, apesar das restrições orçamentárias que a Instituição enfrenta há alguns anos. Além de garantir auxílios em programas como Bolsa Manutenção, Moradia Universitária, Bolsa Manutenção Parcial e Bolsa Alimentação, o acesso ao Restaurante Universitário tem sido garantido para os estudantes de baixa renda que precisam utilizar esse serviço durante a execução das atividades acadêmicas.

Entretanto, as vagas oferecidas para a utilização do Restaurante Universitário não estão sendo preenchidas em sua totalidade, o que ocasionou vagas remanescentes no edital para o período 2019/2. De acordo com a professora Núbia Nascimento, pró-reitora Estudantil da UEPB, além dos 380 alunos ativos com acesso ao RU, a Administração Central divulgou edital com 250 novas vagas para este serviço. Contudo, na primeira chamada, apenas 73 estudantes atenderam aos critérios necessários para o programa assistencial.

Núbia explica que a segunda chamada para este edital está aberta até o dia 6 de novembro, entretanto, das 177 vagas que podem ser preenchidas, somente 23 estudantes entregaram a documentação necessária para participar da seleção até a última sexta-feira, 1º de novembro. “Ficamos com vagas excedentes. Divulgamos o edital para o semestre 2019/2, mas a procura dos estudantes não foi grande. Por isso, como a primeira chamada não contemplou todas as vagas, nós fizemos a segunda chamada, mas até agora a procura desses estudantes ainda está abaixo do esperado”, disse.

Sobre o funcionamento do Restaurante Universitário, Núbia Nascimento explicou que o restaurante não pertence à UEPB. Uma empresa venceu o processo licitatório e a Universidade paga as refeições que são consumidas pelos estudantes que recebem a bolsa. “A gestão do Restaurante Universitário é feita por uma empresa terceirizada, que participou de uma licitação, venceu o processo e faz a gestão do RU. Nós temos os alunos bolsistas que fazem as refeições e nós pagamos exclusivamente por este serviço”, ressaltou, informando que o investimento anual da UEPB apenas com o RU é de R$ 510 mil.

A pró-reitora Estudantil ainda destacou que, além dos estudantes do Câmpus de Campina Grande que integram o Programa do Restaurante Universitário, 180 alunos do Câmpus de Catolé do Rocha e 120 do Câmpus de Lagoa Seca já são beneficiados com o refeitório existente nessas unidades. E para ampliar esse serviço, a Instituição ainda oferece bolsa no valor de R$ 180 mensais para 70 alunos do Câmpus de Guarabira, 30 do Câmpus de João Pessoa, 30 do Câmpus de Monteiro, 35 do Câmpus de Patos e 25 do Câmpus de Araruna, o que contribui para subsidiar a refeição do bolsista.

“Esses alunos dos câmpus III, V, VI, VII e VIII estão sendo contemplados, ampliando a nossa assistência nas demais cidades onde a UEPB existe. Entretanto, após o encerramento do Edital 2019.2 para a bolsa alimentação, vamos estudar uma nova fórmula para que possamos trabalhar com mais estudantes. Utilizaremos as vagas que por ventura sejam remanescentes, além da possibilidade de incrementar um número maior de bolsas para alunos que sejam exclusivamente egressos da escola pública”, pontuou professora Núbia.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Imagem: Paizinha Lemos