Universidade Estadual desenvolve atividades que integram a programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos

6 de junho de 2024

O bacharelado em Arquivologia, Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Governança Arquivística (PPGDARQ) e Arquivo Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promovem, de 4 a 7 de junho, em João Pessoa e Campina Grande, uma programação com diversas atividades vinculadas à 8ª Semana Nacional de Arquivos (SNA). O evento é organizado pelo Arquivo Nacional, do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos.

A abertura da programação foi realizada nesta terça-feira (4) pela manhã, no auditório do ministrado pela diretora do Memorial Abelardo da Hora, Maria Botelho e mediação da professora do Bacharelado em Arquivologia, Ismaelly Trajano. A programação prosseguiu nesta quarta-feira (5), às 8h30 no Laboratório de Conservação, Restauração e Encadernação (LACRE), com a oficina “Encadernação artesanal para documentos de arquivo: princípios e técnicas”, com a professora da UFPB, Daniele Alves. No turno da noite será realizada, na sala 8 da Central de Aulas, a oficina “A LIBRAS aplicada à arquivologia”.

Na quinta-feira (6), nos turnos da manhã e tarde, no Arquivo Central da UEPB, será realizado o seminário técnico “Arquivo central da UEPB: conexão para acessibilidade”. E o encerramento da programação ocorre na sexta-feira, 7 de junho, às 19h, com a palestra “A noção da ontogênese documental como ferramenta para potencializar a democratização e a qualidade da informação”, que terá como ministrante a docente do PPGDARQ, Julianne Teixeira.

A SNA simultaneamente com a Semana Internacional de Arquivos, promovida anualmente pelo Conselho Internacional de Arquivos em referência à data de sua criação pela Unesco, em 9 de junho de 1948. A Semana Nacional de Arquivos tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, comemorado no dia 9 de junho, que foi proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007.

Texto: Juliana Marques