Universidade Estadual é credenciada para oferecer Residência Multiprofissional na área de Saúde da Mulher

18 de dezembro de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de obter mais uma importante conquista para formação profissional de egressos da Instituição. O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior, da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde e da Coordenação Geral de Residências em Saúde, credenciou a UEPB a oferecer uma Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher.

Para tal, a UEPB participou de um edital de processo seletivo de novos Programas de Residência Multiprofissional e partir de 2026 oferecerá a primeira turma de residentes que contemplará profissionais dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Educação Física e Farmácia, todos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e Serviço Social, do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA). Serão 12 vagas no total, duas por curso, para a formação de especialistas dentro do sistema de residências multiprofissionais.

De acordo com a professora Giselda Félix Coutinho, diretora do CCBS, essa é uma conquista muito importante para a UEPB, uma vez que a Universidade passa a fazer parte do grupo de Instituições de Ensino Superior que oferecem esse tipo de formação no Brasil. Segundo ela, a Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher desenvolverá uma formação de excelência nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), como também das Policlínicas, atuando de forma transversal em cada eixo específico dos respectivos cursos.

“Os nossos residentes, acompanhados pelos professores da UEPB e os preceptores da Secretaria de Saúde de Campina Grande, unirão a formação teórica e prática em cada área de formação. Eles serão acompanhados por professores, que serão seus preceptores, terão aulas teóricas e a parte prática vivenciada tanto nas UBSFs, nas Policlínicas e também no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida. Para isso nós vamos oferecer um edital de seleção, teremos bolsas também e uma proposta de fortalecimento na área de Saúde da Mulher”, disse a docente.

Sobre a seleção, a professora Giselda adiantou que em janeiro deverá ser divulgado o edital de seleção, com previsão de início da primeira turma já no mês de março. Ela ainda explicou que cerca de 20 docentes da Universidade estão inseridos(as) nesta Residência Multidisciplinar e que a carga horária completa atingirá 5.760 horas/aula, chegando a dois anos de formação. “A área de Saúde da Mulher é uma das principais de atuação de nossas pesquisas na UEPB. Nós vamos trabalhar também com projetos de pesquisa e de extensão para fortalecer ainda mais esse campo proporcionando uma melhor formação e qualificando o serviço de atendimento da Saúde via Sistema Único de Saúde”, disse.

A Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher da UEPB integra a Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde (COREMU), colegiado que fazem parte a professora Giselda Félix e a professora Virgínia Vieira, do curso de Enfermagem, que também integrou a Comissão que trabalhou para a aprovação da Universidade neste edital de novos Programas de Residência Multiprofissional. Os(As) profissionais dos seis cursos de atuação da residência devem ficar atentos(as) à seleção que deve ser iniciada em janeiro de 2026.

Texto: Givaldo Cavalcanti