Universidade Estadual empossa 50 novos docentes aprovados em dois concursos da Instituição
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu oficialmente, nesta quinta-feira (06), 50 novos docentes aprovados, convocados e nomeados nos concursos públicos de 2022 e 2023 para professores efetivos da Instituição. A posse e acolhida dos novos servidores aconteceram no Auditório II da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Campina Grande.
Os 50 novos professores vão atuar nos câmpus de Campina Grande (I), Lagoa Seca (II), Guarabira (III), Catolé do Rocha – Polo Sousa (IV), João Pessoa (V), Patos (VII) e Araruna (VIII). Os docentes empossados já estão aptos a exercer a profissão em sala de aula no semestre 2025.1, que começa neste mês de fevereiro.
A recepção, preparada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), possibilitou o primeiro contato dos nomeados com a Universidade. As boas-vindas foram dadas pela reitora Celia Regina Diniz e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima da Silva. A cerimônia contou ainda com a presença da presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), Elizabete Vale. Antes de dar posse aos aprovados a reitora pediu um minuto de silêncio em homenagem ao professor do curso de Jornalismo, Luiz Custódio da Silva, falecido nesta quinta-feira (06), em Campina Grande.
Ao acolher as/os novas/os docentes, a professora Celia Regina disse que o momento era de celebração. Ela destacou o compromisso da gestão em fortalecer os quadros de professores e lembrou que ao longo da gestão atual, mais de 150 docentes já foram convocados pela UEPB via concurso. “É um momento de alegria para toda a UEPB, para a gestão que se comprometeu em recompor o quadro de docentes. É um momento de celebração mesmo. Sabemos que está sendo muito difícil realizar um concurso público e é uma alegria receber esse adicional de docentes na Universidade Estadual da Paraíba que vai fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, a cultura e a arte da Universidade” destacou.
Presente na solenidade, a vice-reitora Ivonildes Fonseca foi a responsável por dar posse aos novos docentes e destacou tal momento para a UEPB. Para ela, a chegada de novos professores e professoras se reveste de muita alegria, mas representa um ato de resistência na Instituição. “É um momento de muita alegria, muita emoção para nós. Mas, acima dessa alegria, nós temos que ressaltar que fazer concurso público é um ato de resistência, porque nós sabemos que a saúde financeira da Instituição merece ser reparada” disse.
Além de demonstrar a resistência da UEPB, a nomeação dos novos docentes, conforme ressaltou a vice-reitora, vai suprir uma lacuna que é a carência de professores e professoras em algumas áreas, além de fortalecer a universidade. “Certamente, estes novos docentes vêm trazendo áreas de renovação, de confiança, de novos tempos para a Universidade Estadual da Paraíba, para o Nordeste e para o Brasil” enfatizou a professora Ivonildes.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Ana Paula Lima da Silva, desejou êxito aos professores e professoras e disse que estes chegam para somar no fortalecimento da transmissão do conhecimento na Universidade. Ela ressaltou que a posse dos novos docentes reafirma o compromisso institucional da gestão ao longo dos últimos anos. “Isso demonstra o compromisso institucional desta gestão com a realização de concursos públicos e com a recomposição de docentes efetivos”, disse.
Após a cerimônia de posse, setores da Progep realizaram uma mesa técnica voltada a apresentar as leis, direitos e deveres dos docentes. A mesa foi composta pela professora Carla Bicho, da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD); pela servidora Maria Vanderlânia, do setor de Aposentadoria Complementar; e pelo pró-reitor adjunto, Josenildo Lima, que apresentou os sistemas administrativos e gerenciais da Instituição.
Empossados – Um dos professores que tomou posse foi Cristiano Carvalho, do curso de Fisioterapia, Câmpus I. Visivelmente emocionado, o professor que mora em Santos-SP e está se transferindo para Campina Grande, não escondia a emoção pelo momento e as expectativas em realizar um bom trabalho na UEPB. Ele veio de São Paulo para trabalhar na UEPB e garantiu que estava com muita expectativa para essa nova fase de sua vida, agora como docente de uma das principais instituições de ensino superior da Paraíba.
“O concurso foi uma grande oportunidade na minha vida e me ajudou a realizar um sonho que é se tornar professor de uma importante universidade pública para trabalhar na minha área no ensino, pesquisa e extensão. Foi um momento mágico. Uma mudança radical e a realização de um grande sonho” disse.
O mesmo sentimento estava estampado no rosto da professora Ana Jéssica dos Santos Sousa. Morando em Fortaleza-CE, ela também está se transferindo para Campina Grande para atuar como professora de Fisioterapia do câmpus I. “Trabalhar em uma universidade pública do Nordeste é um sonho que vou realizar. Eu me preparei muito para o concurso da UEPB” destacou a nova docente.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.