Universidade Estadual entrega medalha de mérito universitário ao secretário de Educação do Estado da Paraíba

Universidade Estadual entrega medalha de mérito universitário ao secretário de Educação do Estado da Paraíba
13 de dezembro de 2022

Reconhecimento, homenagem e gratidão. Em uma solenidade bastante prestigiada, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) concedeu a medalha de mérito universitário ao secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, professor Cláudio Benedito Silva Furtado, pela excelência dos serviços prestados à educação da Paraíba. A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição, e se deu por base na resolução que delibera sobre títulos honoríficos e seus critérios de outorga. Há 10 anos a UEPB não outorgava uma honraria a uma personalidade.

A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), foi presidida pela reitora, professora Celia Regina Diniz, e reuniu professores, pró-reitores, diretores de Centro, técnico-administrativos, secretários de Estado, além de familiares do homenageado. O evento, ocorrido exatamente no dia em que a gestão atual completa 2 anos, também contou com a presença da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Roberto Germano, do vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, entre outras autoridades.

Inicialmente, os integrantes do Consuni e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), introduziram solenemente o homenageado até a mesa de honra. O professor Cláudio foi saudado por todos calorosamente em pé. A partir deste momento, vários professores se revezaram nos discursos, destacando a postura, qualidades do homenageado que justificaram a entrega da medalha.

Em seu discurso, a reitora Celia Regina reafirmou que a concessão da medalha de mérito universitário é uma honraria destinada às pessoas com experiência acadêmica, cujas ações tenham se destacado em excelência e serviços prestados à UEPB. A reitoria enfatizou que o secretário Cláudio Furtado tem mostrado ao longo de sua trajetória acadêmica e de gestor político, comprometimento irrefutável com a educação, com a ciência, com a tecnologia e inovação do Estado da Paraíba.

Ela acrescentou que a gestão do secretário é pautada no fortalecimento das políticas públicas e valorização de uma educação de qualidade, no conhecimento científico, em meio aos desafios estratégicos para o nordeste, impulsionando o desenvolvimento de projetos e pesquisas necessários ao enfrentamento de problemas críticos para o desenvolvimento sustentável da região. “O secretário Cláudio Furtado tem sido essa pessoa necessária em momentos de turbulências e dificuldades. Sua gestão favoreceu a segurança institucional que merece a nossa referência, pelo significado e atuação”, disse.

Celia Regina também destacou os serviços prestados pelo homenageado a educação e a UEPB, estando presentes em todas as parcerias celebradas pela universidade com o Estado, como também atuando como uma ponte na construção de um diálogo exitoso entre a UEPB e o Governo do Estado. Ela lembrou que o secretário também tem atuado para a fortalecer a Instituição, através dos editais de pesquisas da Fapesq, entre outras ações como aporte de recursos para equipar as duas escolas técnicas da universidade, a Escola Agrícola Assis Chateaubriand, em Lagoa Seca, e a Escola Agrotécnica do Cajueiro, em Catolé do Rocha.

O ápice da solenidade foi a outorga da medalha de mérito universitário e do certificado ao homenageado, feito pela reitora Celia Regina, que leu a resolução que concedeu a honraria ao secretário. Os membros do Consuni e do Consepe aplaudiram de pé o homenageado. A aprovação se deu por base na Resolução Consuni/010/2010 que determina as honrarias concedidas pela Universidade Estadual. A medida está registrada a partir da Resolução/UEPB/CONSUNI/049/2022.

Emocionado, o secretário agradeceu a homenagem, destacou a importância da UEPB para a Paraíba e ressaltou que levar conhecimento aos que mais precisam é a maior missão de quem decide trabalhar e dedicar-se à educação. Citando Paulo Freire, lembrou que só a educação pode transformar a sociedade. “Estou muito feliz e lisonjeado. É um momento extremamente especial receber essa honraria concedida pela UEPB. Vou sempre ter essa medalha em um lugar importante dentro de minha vida acadêmica. É uma honra receber isso da UEPB, uma UIniversidade com mais de 50 anos com toda a produção e tudo o que ela contribui para o Estado, nordeste e o país. Muita gratidão a todos”, destacou.

Ainda em seu discurso, o secretário Cláudio Furtado acrescentou que as várias parcerias celebradas com a UEPB e a implantação de projetos e programas, a exemplo da criação do curso superior Tecnólogo em Energias Renováveis, que está em funcionamento em Sousa, promete revolucionar a região. Também citou a recente abertura de duas mil vagas para os cursos de Licenciatura em educação a distância. Segundo ele, “Educação e conhecimento só servem quando é possível ajudar aos menos favorecidos”, disse.

Discursaram ainda na solenidade a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor Geraldo Medeiros; o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), professor José Félix; a diretora da Fundação Parque Tecnológico e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, professora Nadja Oliveira; e o vice-governador eleito da Paraíba, Lucas Ribeiro.

Sobre o homenageado
Natural do município de Sousa, no Alto Sertão paraibano, Cláudio Benedito Silva Furtado possui uma trajetória de mais de 30 anos de serviços prestados à população paraibana. O professor possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem experiência na área de Física, com atuação nas áreas de Física com a Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos.

Foi chefe do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB, exerceu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, em março de 2017 foi eleito vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil. Desde outubro de 2019 assumiu a Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

A medalha de mérito universitário é destinada às pessoas da comunidade acadêmica nacional por ações que tenham se destacado pela excelência de serviços prestados à UEPB.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos