Universidade Estadual entrega medalha de mérito universitário ao secretário de Educação do Estado da Paraíba
Reconhecimento, homenagem e gratidão. Em uma solenidade bastante prestigiada, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) concedeu a medalha de mérito universitário ao secretário da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, professor Cláudio Benedito Silva Furtado, pela excelência dos serviços prestados à educação da Paraíba. A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição, e se deu por base na resolução que delibera sobre títulos honoríficos e seus critérios de outorga. Há 10 anos a UEPB não outorgava uma honraria a uma personalidade.
A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (13), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), foi presidida pela reitora, professora Celia Regina Diniz, e reuniu professores, pró-reitores, diretores de Centro, técnico-administrativos, secretários de Estado, além de familiares do homenageado. O evento, ocorrido exatamente no dia em que a gestão atual completa 2 anos, também contou com a presença da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), Roberto Germano, do vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, entre outras autoridades.
Inicialmente, os integrantes do Consuni e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), introduziram solenemente o homenageado até a mesa de honra. O professor Cláudio foi saudado por todos calorosamente em pé. A partir deste momento, vários professores se revezaram nos discursos, destacando a postura, qualidades do homenageado que justificaram a entrega da medalha.
Em seu discurso, a reitora Celia Regina reafirmou que a concessão da medalha de mérito universitário é uma honraria destinada às pessoas com experiência acadêmica, cujas ações tenham se destacado em excelência e serviços prestados à UEPB. A reitoria enfatizou que o secretário Cláudio Furtado tem mostrado ao longo de sua trajetória acadêmica e de gestor político, comprometimento irrefutável com a educação, com a ciência, com a tecnologia e inovação do Estado da Paraíba.
Ela acrescentou que a gestão do secretário é pautada no fortalecimento das políticas públicas e valorização de uma educação de qualidade, no conhecimento científico, em meio aos desafios estratégicos para o nordeste, impulsionando o desenvolvimento de projetos e pesquisas necessários ao enfrentamento de problemas críticos para o desenvolvimento sustentável da região. “O secretário Cláudio Furtado tem sido essa pessoa necessária em momentos de turbulências e dificuldades. Sua gestão favoreceu a segurança institucional que merece a nossa referência, pelo significado e atuação”, disse.
Celia Regina também destacou os serviços prestados pelo homenageado a educação e a UEPB, estando presentes em todas as parcerias celebradas pela universidade com o Estado, como também atuando como uma ponte na construção de um diálogo exitoso entre a UEPB e o Governo do Estado. Ela lembrou que o secretário também tem atuado para a fortalecer a Instituição, através dos editais de pesquisas da Fapesq, entre outras ações como aporte de recursos para equipar as duas escolas técnicas da universidade, a Escola Agrícola Assis Chateaubriand, em Lagoa Seca, e a Escola Agrotécnica do Cajueiro, em Catolé do Rocha.
O ápice da solenidade foi a outorga da medalha de mérito universitário e do certificado ao homenageado, feito pela reitora Celia Regina, que leu a resolução que concedeu a honraria ao secretário. Os membros do Consuni e do Consepe aplaudiram de pé o homenageado. A aprovação se deu por base na Resolução Consuni/010/2010 que determina as honrarias concedidas pela Universidade Estadual. A medida está registrada a partir da Resolução/UEPB/CONSUNI/049/2022.
Emocionado, o secretário agradeceu a homenagem, destacou a importância da UEPB para a Paraíba e ressaltou que levar conhecimento aos que mais precisam é a maior missão de quem decide trabalhar e dedicar-se à educação. Citando Paulo Freire, lembrou que só a educação pode transformar a sociedade. “Estou muito feliz e lisonjeado. É um momento extremamente especial receber essa honraria concedida pela UEPB. Vou sempre ter essa medalha em um lugar importante dentro de minha vida acadêmica. É uma honra receber isso da UEPB, uma UIniversidade com mais de 50 anos com toda a produção e tudo o que ela contribui para o Estado, nordeste e o país. Muita gratidão a todos”, destacou.
Ainda em seu discurso, o secretário Cláudio Furtado acrescentou que as várias parcerias celebradas com a UEPB e a implantação de projetos e programas, a exemplo da criação do curso superior Tecnólogo em Energias Renováveis, que está em funcionamento em Sousa, promete revolucionar a região. Também citou a recente abertura de duas mil vagas para os cursos de Licenciatura em educação a distância. Segundo ele, “Educação e conhecimento só servem quando é possível ajudar aos menos favorecidos”, disse.
Discursaram ainda na solenidade a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professor Geraldo Medeiros; o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), professor José Félix; a diretora da Fundação Parque Tecnológico e pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, professora Nadja Oliveira; e o vice-governador eleito da Paraíba, Lucas Ribeiro.
Sobre o homenageado
Natural do município de Sousa, no Alto Sertão paraibano, Cláudio Benedito Silva Furtado possui uma trajetória de mais de 30 anos de serviços prestados à população paraibana. O professor possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem experiência na área de Física, com atuação nas áreas de Física com a Matéria Condensada e Teoria de Campos em Espaços Curvos.
Foi chefe do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPB, exerceu a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba, em março de 2017 foi eleito vice-presidente do Conselho de Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil. Desde outubro de 2019 assumiu a Secretaria de Educação, da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.
A medalha de mérito universitário é destinada às pessoas da comunidade acadêmica nacional por ações que tenham se destacado pela excelência de serviços prestados à UEPB.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos
Você precisa fazer login para comentar.