Universidade Estadual participa de debate pela consolidação do PIBID como política de Estado no 10º ENALIC
Entre os dias 7 e 10 de dezembro, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou das discussões sobre o cenário atual e os rumos da formação docente no país durante o 10º Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o 9º Seminário Nacional do PIBID. A instituição foi representada pela coordenadora institucional do PIBID na UEPB, professora Paula Castro.
O evento foi marcado pela historicização das conquistas do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID (FORPIBID) e pelo debate central sobre o projeto de lei que visa transformar o Programa em uma política de Estado. Nesse contexto, ocorreu uma audiência pública com a presença do deputado federal Rafael Brito, relator do PL 7552/2014. O parlamentar reafirmou seu compromisso junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para que a pauta seja votada nos próximos dias, garantindo a continuidade do Programa independentemente de mudanças de governo.
Gestão e novos rumos
A programação também contou com uma reunião entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o FORPIBID e os coordenadores institucionais. O encontro pautou novos direcionamentos, processos de avaliação e a institucionalização do PIBID nas universidades como uma política sólida de formação de professores, com enfoque nas licenciaturas e programas da Capes.
Representatividade da Paraíba
Outro destaque foi a Assembleia do FORPIBID, que definiu a composição da coordenação para o biênio 2025-2027. A professora Paula Castro passará a integrar a gestão como representante da Paraíba, atuando em parceria com o professor Israel, coordenador institucional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Com essa participação, a UEPB reafirma seu compromisso com a formação de professores(as) e fortalece sua parceria com as escolas públicas da Paraíba.
Foto: Divulgação (Arquivo Pessoal)
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.