Universidade Estadual recebe visita de Comissão que avalia processo de recredenciamento da Instituição

14 de março de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu, na manhã desta terça-feira (14), a visita da Comissão de Verificação da Infraestrutura e Logística do Conselho Estadual de Educação. A visita aconteceu em virtude do pedido de recredenciamento que a UEPB solicitou junto ao Conselho Estadual de Educação. Os membros da Comissão estão avaliando a infraestrutura da Universidade, logística e as condições do funcionamento na Instituição. A reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, contou com a presença da reitora, Celia Regina Diniz, e demais pró-reitores que relataram os trabalhos e ações realizadas nas diversas áreas de abrangência das Pró-reitorias.

Durante a reunião, a professora Celia Regina fez uma apresentação de todo o trabalho da UEPB nos oito cãmpus, destacando o potencial da Instituição. Ela também lembrou de algumas das bem-sucedidas iniciativas da Universidade no campo social, da inclusão e da promoção do desenvolvimento humano. Ela ainda enfatizou que o processo de recredenciamento da UEPB junto ao Conselho Estadual de Educação tem acontecido em todos os Câmpus da Universidade. Diante dos membros da Comissão, a reitora apresentou a infraestrutura oferecida pela Instituição. Ao se referir especificamente do Câmpus I, ela mostrou o que existe de equipamentos para possibilitar as melhorias dos trabalhos acadêmicos, administrativos e dos serviços oferecidos à comunidade.

A reitora aproveitou a presença dos membros da Comissão para falar dos projetos previstos para serem realizados na UEPB para melhorar a infraestrutura da Instituição, como a construção da Central de Hidroterapia, no Departamento de Fisioterapia; melhoramento no complexo do Departamento de Educação Física; o cercamento do Jardim Botânico; bem como as melhorias e implantação de equipamentos de combate a incêndio na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire. Após a reunião, os membros da Comissão agradeceram a receptividade por parte da Reitoria.

Presidente da Comissão, o professor José Cristóvão Andrade, explicou que o trabalho vem sendo realizado desde o dia 1º de março, já tendo sido feitas visitas nos câmpus de Guarabira, Araruna, Catolé do Rocha, Patos, Monteiro e Lagoa Seca. Nesta terça (14) e quarta-feira (15), a avaliação acontece no Câmpus de Campina Grande. As visitas serão concluídas sexta-feira (17), no Câmpus de João Pessoa. “É um processo gigante. São muitas atividades desenvolvidas no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na parte da Cultura. É um processo inovador que vai apresentar a UEPB o seu quadro avaliativo. Quem ganha com isso é o Estado, porque tem sempre uma universidade preocupada com a qualidade do ensino”, explicou o professor Andrade.

Outro membro da Comissão, Robson Ferreira, explicou que nestas visitas o Conselho Estadual de Educação está conhecendo a infraestrutura dos cursos oferecidos pela Instituição. Especificamente, neste momento dos trabalhos, conforme explicou Robson, a Comissão está visitando e conhecendo o funcionamento das estruturas físicas dos laboratórios, salas de atendimento aos estudantes, bibliotecas e Restaurante Universitário. “Toda Instituição de Ensino Superior faz primeiro um recredenciamento apresentando os cursos, a documentação e a infraestrutura. E a cada cinco anos, a gente faz um recredenciamento. Revisitamos a universidade para verificar todas as instalações, os cursos e os processos de ordem administrativa, para fazer o parecer pelo recredenciamento” explicou.

Além de José Cristóvão Andrade e Robson Ferreira, integram este grupo avaliativo Paulo Henrique, Leia Gonçalo e Neise Correia. A Comissão pretende entregar um relatório dessas visitas à Reitoria ainda neste mês de março com o parecer para o recredenciamento da Instituição. A UEPB faz parte do Sistema Estadual de Educação, no qual, o Conselho é o responsável pelo acompanhamento dos pedidos de recredenciamento.

Texto e foto: Severino Lopes