Universidade Estadual se manifesta favorável à criação do Dia Nacional de Defesa da Democracia

6 de outubro de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem a público manifestar seu apoio à iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e demais entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP), além de diversas outras sociedades científicas, no que se refere à criação do Dia Nacional de Defesa da Democracia.

A proposta é de que este dia seja comemorado anualmente, celebrando esse regime e também repudiando a ditadura, ao evocar aqueles que foram torturados ou mortos por governos autoritários, bem como todos os que sofreram pela supressão de liberdades essenciais à vida privada ou pública. Foi escolhido o dia 5 de outubro, por marcar o aniversário da promulgação da Constituição Federal Brasileira.

A UEPB reitera sua postura de defesa do Estado Democrático de Direito e estimula que professores, estudantes e técnicos administrativos realizem o devido debate sobre essa questão a cada dia 5 de outubro. Que seja também um estímulo cotidiano para o estudo da nossa própria história e a conscientização sobre a importância de uma sociedade democrática.